Consumidor

Procon registra em média 800 reclamações por mês

Superintendente do órgão definiu a atuação do Procon como muito satisfatória.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h07

SÃO LUÍS - Cerca de 800 reclamações são feitas por mês na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon). Foi o que informou a superintendente do órgão, Denise Gasparinho. Ela falou ainda sobre as ações do órgão.

A superintendente definiu a atuação do Procon como muito satisfatória. "A credibilidade que o órgão tem na sociedade vem crescendo muito nos últimos meses. Isso mostra que temos dado respostas a reclamações feitas pela sociedade", avaliou.

Denise Gasparinho disse que a atual gestão tem sido mais proativa, em relação às empresas campeãs no número de reclamações, encaminhando-as direto para audiências. Mensalmente, são registradas cerca de 800 reclamações, a maioria delas sobre serviços de energia, telefonia fixa e móvel, bancários e de cartões de crédito.

A superintendente ressaltou a importância do consumidor em fazer a sua reclamação oficial na sede do Procon, no Monte Castelo ou em postos do Viva Cidadão, para que órgão possa intensificar a sua atuação contra essas irregularidades. “É um dado muito importante para podermos entrar junto ao Ministério Público com uma ação civil pública contra a empresa que mais está dando problema”, frisou. E destacou, ainda, que ler o contrato antes de assiná-lo e a nota fiscal são as maiores garantias do consumidor.

O Procon tem assumido também o papel de educar o cidadão para consumo, prestando informações e orientações. "Não é só um lugar para resolver problemas, mas para evitá-los, tirando as dúvidas dos consumidores sobre os contratos antes de serem assinados, entre outras informações que podem ser solicitadas". As denúncias ou dúvidas podem ser enviadas, inclusive por meio do link do Procon, disponível no Portal da Cidadania, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Com informações da Secom/Governo do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.