Clima

Céu nublado marca início do período pré-chuvoso

A tendência é de que o fato se torne cada vez mais frequente nos próximos meses.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h07

SÃO LUÍS - Apesar de ainda estar no início do mês de outubro, período não considerado pré-chuvoso pelos meteorologistas, São Luís já começa a apresentar, em alguns pontos da cidade, céu nublado, ventos intensos e até chuvisco. O acontecimento é causado pela junção de aquecimento e umidade. A tendência é de que o fato se torne cada vez mais frequente nos próximos meses.

Conforme Andréa Santos, meteorologista do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), são característicos como períodos pré-chuvosos só a partir de dezembro, estendendo-se até fevereiro, quando é iniciado o período de chuvas, que perdura até maio. "Por ainda estarmos na estação seca, não é comum grande quantidade de chuvas no mês de outubro, mas chuviscos podem ocorrer. A tendência é que aumente até o fim do ano", contou.

Em bairros como Cohatrac e Cohafuma, no domingo, dia 4, aconteceram chuviscos. Ontem, o dia foi marcado pela grande quantidade de nuvens em vários pontos da cidade. No ano passado, no mesmo período, não foi registrado o fenômeno, pelo menos nos meses de outubro e novembro. Em dezembro, o volume de chuva foi de 40.6mm.

"Não temos registros precisos de ocorrência de chuvas nestes últimos dias, por falta de pontos de análise meteorológica, mas o motivo de terem ocorrido é por causa do nível de aquecimento e umidade", explicou Andréa Santos.

Quanto aos ventos, só nos primeiros dias, já foi registrada a máxima de 14m/s, com grande expectativa de rajadas mais intensas até os últimos dias do mês. "Esse período é marcado pelo sistema de brisa, ou brisa marítima, quando há registros de intensos ventos", salientou a meteorologista.

Já em relação à temperatura, a média estimada é de 26.6º, com máxima de 31.2º. Em 2008, a média prevista era de 26.4º, mas o valor foi superado, apresentando 33º.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.