Maranhão

Aberta Reunião Técnica da Cajucultura no Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - Foram iniciadas, na manhã de ontem (28), as atividades da I Reunião Técnica da Cajucultura no Maranhão, que está sendo realizada pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), localizado no Campus Universitário Paulo VI.

A abertura do evento contou com a presença de alunos, professores e pró-reitores da universidade, bem como produtores rurais, pesquisadores, técnicos e representantes de vários órgãos, como Secretarias de Estado da Indústria e Comércio e Municipal de Agricultura e Pesca; Agência Estadual de Defesa Agropecuária do

Maranhão (Aged/Ma); Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp/Ma); e Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro).

O objetivo da reunião, segundo o coordenador do evento, professor Hamilton Almeida, é avaliar as alternativas tecnológicas para a cajucultura no Maranhão e orientar as ações, mediante o uso de alta tecnologia na instalação de novos plantios com base nas características do clima e do solo locais.

“Com isso, vislumbramos novas possibilidades empresariais para o agronegócio caju, a fim de explorar comercialmente o caju-anão-precoce. Desse modo, esperamos que os três dias de debates resultem em benefícios ao desenvolvimento e ao progresso da cajucultura no Maranhão, no Nordeste e no Brasil”, salientou Hamilton.

Na oportunidade, o professor Hamilton Almeida ministrou uma palestra sobre “A Evolução e Perspectiva da Cajucultura no Maranhão”, abordando aspectos relevantes sobre as potencialidades do estado para a produção do caju, fatores limitantes e os desafios para incrementar a cajucultura.

Durante a tarde, no auditório do Cecen, os participantes receberam algumas recomendações técnicas para o cultivo do caju-anão-precoce no Brasil, que foram feitas pelo pesquisador Francisco das Chagas Vidal Neto, da Embrapa Agroindústria Tropical Fortaleza/CE.

O evento, que acontece até a próxima quarta-feira (30), ainda vai contar com mesas redondas e visitas técnicas. Ao final, haverá a apresentação de uma proposta de Pesquisa, Desenvolvimento e Informação que será encaminhada ao Governo do Estado, com vistas a fortalecer a Agroindústria do Caju no Maranhão.

Cajucultura

O cajueiro constitui uma cultura de elevada importância econômica e social para o nordeste brasileiro. Ocupa 670 mil hectares, que representam 99% da área com cajueiro no Brasil. O Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia são os estados com maior participação na área plantada e que apresentam maior potencial

de expansão.

O Maranhão possui uma extensão territorial da ordem de 324.620 km², quase totalmente apta, quanto ao clima, para a cultura do cajueiro.

Entretanto, algumas áreas sofrem restrições do solo ou de condições ambientais, são os chamados fatores limitantes como fertilidade natural, textura, drenagem, pedregosidade, relevo e altitude. As informações são da Uema

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.