Peritoró

Incêndio destrói casas e famílias perdem tudo

Confira na reportagem de Acélio Trindade e Cândido Sousa.

Acélio Trindade/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

PERITORÓ - Um incêndio destruiu quinze casas no bairro São José, no município de Peritoró (263 km de São Luís), e mais de 50 pessoas estão desabrigadas. De acordo com a polícia, o incêndio teria começado após a queima de áreas para pasto de animais. As famílias, que perderam praticamente tudo, foram levadas para uma escola do município.

Em Peritoró, 53 pessoas continuam alojadas numa capela do bairro São José e na escola São Vicente de Paula, onde mais de 100 alunos tiveram aulas suspensas por causa dos desabrigados. Os doadores da cidade estão ajudando.

"Todo mundo tem que contribuir, cada um fazendo a sua parte, vai dá pra todo mundo ajudar e sair tudo bem", disse a professora Iracilda da Silva.

Mais donativos

Aos poucos, mas de forma constante, as doações estão chegando. A prova da solidariedade das pessoas está sendo guardada na secretaria da escola, mas é certo que as famílias ainda precisam de muito mais, como explicou o presidente da associação de moradores Domingos Gama.

"É roupa, é alimento, remédio, calçado essas coisas que são básicas porque o pessoal ficou só com a roupa do corpo", disse.

A polícia já descartou a hipótese de incêndio criminoso, acha que ele veio da queima de áreas para pasto de animais. Já as vítimas continuam sem qualquer suspeita da origem do fogo que destruiu 15 casas, em menos de uma hora.

"Esse fogo ninguém sabe de onde veio, sei que ele veio de muito longe e quando se espantou foi logo queimando as casas", comentou o lavrador Antonio Sales.

Sem teto

A preocupação maior agora é com a reconstrução das moradias. Com o corte nos recursos federais que chagam a Peritoró, de quase 50%, o prefeito da cidade, Agamenon Milhomem, informou que elas serão reerguidas de taipa mesmo, como eram antes, inclusive com a cobertura de palha.

"Nós já cadastramos todas as pessoas que foram atingidas e de amanhã em diante a secretaria de infraestrutura já estará presente lá para dá início à limpeza para nós, mais uma vez, reconstruirmos as casas dessas pessoas humildes que moram ali no bairro 36", disse Milhomem.

Ouça a entrevista com o prefeito de Peritoró, Agamenon Milhomem, clicando em 'áudio'.

No incêndio ninguém morreu. Apenas uma portadora de deficiência (que usa cadeira de rodas) sofreu queimaduras leves em uma das pernas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.