Quilombolas

Estudantes participam do Projeto Alcântara

Projeto propicia espaço de discussão e pesquisa de campo sobre temas que envolvem comunidades quilombolas.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h09

SÃO LUÍS - Professores e alunos do 2º ano do Colégio Universitário (Colun) viajam nesta quarta-feira (16) para o município de Alcântara, onde terá início a segunda etapa do "Projeto Alcântara", realizado pela escola desde o começo do ano letivo. Trata-se de um projeto multidisciplinar que engloba as disciplinas de História, Química, Física, Geografia e Biologia, permitindo a discussão de temas relacionados ao meio ambiente, impactos ambientais, qualidade de vida das comunidades quilombolas, agricultura, projeto espacial, além de propiciar aos alunos participantes visitas às comunidades do Peru (agrovila) e do Mamuna.

Segundo o professor de História, Luiz Alberto Ferreira, o projeto tem como principal objetivo propiciar aos estudantes condições adequadas para pensar como é feita a produção científica, deixando de lado o corriqueiro livro didático e a sala de aula, a partir das reflexões sobre a importância da implantação da política espacial brasileira – estabelecendo como foco o Centro de Lançamento de Alcântara e suas implicações no cotidiano alcantarense.

Para a coordenadora pedagógica do Colun, Jandira Andrade, este é um momento ideal para que os alunos tenham a prática de pesquisa. "Será uma aprendizagem diferente, um estudo de campo, além de estimular a produção científica, já que cada um dos participantes deverá entregar um trabalho final, resultado do miniprojeto realizado pelas equipes", informou.

Ao todo, irão para Alcântara 43 estudantes do 2º ano do Ensino Médio do turno vespertino, todos com autorização prévia dos pais e responsáveis que participaram de reuniões e apoiaram o trabalho da escola. Cada estudante receberá da Universidade uma ajuda de custo de R$ 100,00 para alimentação e gastos durante os três dias de aula de campo. Entre os professores estão Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior, José Ângelo Cordeiro Mendonça, José Leôncio Pinto Dominici e Ulisses Denache Vieira Souza, além do coordenador do projeto Luiz Alberto Ferreira.

Dentre os trabalhos que deverão ser realizados pelos alunos participantes destaca-se o documentário que irá registrar o próprio projeto. A produção do vídeo será feita pelo aluno Arthur Lúcio. De acordo com o professor Luiz Alberto, ao fim do projeto a escola pretende compilar e publicar os artigos produzidos ao longo do projeto.

As informações são da Ascom/UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.