Nova gripe

Infectologista diz, em palestra, que não há motivo para pânico

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h09

SÃO LUÍS - “Não há motivo para pânico. Há motivos para precaução”. Foi o que afirmou o infectologista Leônidas Lopes, da Secretaria de Estado da Saúde, ao proferir na última quarta-feira (9), na Sala de Treinamento do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT), a palestra “Situação Epidemiológica da Gripe Suína”. Coordenado pela Diretoria Administrativa com o apoio do Serviço de Saúde, o evento buscou orientar magistrados e servidores a lidarem com os casos suspeitos.

No Maranhão já foram confirmados 20 casos da doença, sendo que oito foram considerados casos graves, mas não houve vítimas fatais, segundo informa a Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

A Influenza A (H1N1) é uma doença que se dissemina rapidamente em ambientes fechados. Por isso ele orienta que, em lugares de aglomeração, como creches, escolas e outros ambientes, as instituições devam estimular a higienização das mãos, seja por meio do uso de água e sabão ou álcool em geral à base de 70%.

O vírus influenza A (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa principalmente, por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas ou por superfícies potencialmente contaminadas (mobiliário, maçaneta, interruptor de luz, telefone, etc). “Por isso a importância da higienização”, insistiu.

O infectologista diz que as pessoas que se encontram no grupo de risco possuem mais chance de serem vítimas do vírus. Fazem parte do grupo de risco os cardiopatas, diabéticos, pessoas com obesidade mórbida, pacientes transplantados, gestantes em qualquer mês de gestação e idosos acima de 60 anos.

O diretor Administrativo do TRT, Manoel Miranda Júnior, informa que o TRT está estudando formas de atuar na prevenção, especialmente no fórum das varas trabalhistas, onde a concentração de pessoas é grande. Ele informou ainda que o Serviço de Saúde do TRT está preparado para lidar com qualquer caso suspeito que possa vir a aparecer internamente, mas nosso destacou que o foco da instituição neste momento é levar informações a magistrados e servidores.

A palestra “Situação Epidemiológica da Gripe Suína” integra o conjunto de ações do projeto Saúde e Bem-Estar, que está sendo desenvolvido pelo TRT visando a prevenção de doenças e a busca da melhoria da qualidade de vida.

As informações são da Ascom/TRT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.