Educação

Bacabeira vai ganhar duas escolas de ensino médio

A Seduc tem assegurado recursos da ordem de R$ 5 milhões para a construção de uma escola de ensino médio integrado à educação profissional.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h09

SÃO LUÍS - O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai construir duas escolas de ensino médio na região de Bacabeira para preparar os jovens para implantação de grandes empreendimentos industriais, como a siderúrgica, o terminal portuário e uma refinaria de petróleo previstos para a cidade. A informação foi dada nesta sexta-feira (4) pelo secretário de Educação, César Pires, ao participar do “Seminário Desenvolvimento Sustentável de Bacabeira: A Responsabilidade é de Todos”, realizado na Igreja Batista.

De acordo com César Pires, a Seduc tem assegurado recursos da ordem de R$ 5 milhões para a construção de uma escola de ensino médio integrado à educação profissional. O prédio será construído nas proximidades do posto Afif, em um terreno doado por um empresário à Prefeitura de Bacabeira.

Disse ainda que também será construída uma escola de ensino médio com seis salas de aula, quadra poliesportiva coberta e modernas linhas arquitetônicas no povoado Peri de Baixo. Explicou que, com esta ação, o governo do Estado promove a preparação da mão-de-obra para os investimentos na região, ressaltando que a educação é de fundamental importância, pois é uma área que tem grande participação no desenvolvimento de uma cidade.

Durante a palestra “Educação como Forma de Desenvolvimento”, no Seminário Desenvolvimento Sustentável de Bacabeira: A Responsabilidade é de Todos, César Pires traçou um perfil sobre a importância da forma da educação entre a era do fogo e a pós-modernidade, frisando que só quem detém o conhecimento consegue crescer.

Ainda na palestra ele mostrou que a educação sempre fez a diferença entre povos, nações e cidades desde o inicio da colonização social do mundo. “Não se pode falar em desenvolvimento sem educação”, disse citando exemplo que o antigo Egito dominou o mundo através da educação.

O secretário de Educação frisou que este momento é de fundamental importância para alimentar o despertar da importância da educação, frisando que é muito difícil imaginar a implantação de grandes investimentos no cinturão produtivo da região de Bacabeira sem que a sociedade esteja educadamente preparada para acompanhar este novo processo de desenvolvimento.

“Sem educação a população será fatalmente excluída desse processo e os milhares de empregos que serão gerados com a implantação de grandes empreendimentos deverão ser ocupados por técnicos de outros Estados, caso o governo não incentive a educação na preparação da mão-de-obra”, afirmou.

Para César Pires, as empresas que irão se instalar na região de Bacabeira irão exigir mão-de-obra qualificada para se tornar competitiva, daí a importância da sociedade de exigir conhecimentos. “Seminários como este servirão para despertar na sociedade o sentimento de qualificação para ocupar os novos postos de trabalho”, avaliou.

O seminário foi aberto pelo prefeito José Venâncio Corrêa Filho, com uma palestra sobre o tema “Bacabeira – Perfil Socioeconômico de Bacabeira”.

Em seguida, o secretário de Indústria e Comércio José Maurício Macedo Santos falou sobre “Impactos Econômicos Ocasionados pelos Grandes Investimentos Industriais”.

O seminário teve ainda as palestras “Controle e Prevenção Ambiental”, ministrada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Washington Rio Branco; e “Legislação Ambiental”, do promotor de Justiça de Meio Ambiente, Luís Fernando Cabral Barreto Junior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.