São João

Arraiais animam a cidade desta sexta-feira ao dia 29

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h15

SÃO LUÍS – A partir da próxima sexta-feira, 19, os sons de tambores, matracas e pandeirões tomarão conta da capital maranhense e de várias cidades do interior, com a abertura do São João do Maranhão 2009. A festa é uma realização do Governo do Maranhão, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e vai até o dia 29 de junho.

Serão 19 pontos de apresentações espalhados pela cidade, nos arraiais do Ceprama, Renascença, Parque Junino da Praia Grande (Praça Nauro Machado, Praça da Casa do Maranhão e Canto da Secma); Vila Palmeira e Vila Embratel, Anjo da Guarda, Praça da Saudade e da Liga do Bumba-Boi (Lagoa); e também nos arraiais dos Bairros de Fátima, João Paulo, Cohajap, Liberdade, Vinhais, Ipase, Monte Castelo, Cidade Operária e Cohatrac, no período de 22 a 28 de junho.

- A nossa expectativa é de realizar uma grande festa, atrair turistas, revitalizar o Centro Histórico, promover uma ação cultural e solidária. - declarou o superintendente de Ação e Difusão da Secma, Wellington Reis.

Ele reafirmou que o investimento no São João 2009 será de R$ 5 milhões e que o projeto vai contar com 631 atrações culturais, sendo 215 grupos de bumba meu boi, 70 grupos de tambor de crioula, 36 danças do boiadeiro, 75 danças portuguesas, 41 cacuriás e cocos, 71 quadrilhas, 11 danças alternativas, 30 grupos mirins, 52 shows musicais com artistas maranhenses e 30 grupos de forró pé de serra. Serão no total 1.539 apresentações, sendo sete por noite, no horário das 19h às 2h.

Praia Grande

Wellington Reis explicou que a idéia de investir no Parque Junino da Praia Grande foi promover a revitalização da área, considerada referência para o turismo.

- Além disso, teremos barracas vendendo diversos produtos que terão a renda revertida em ajuda para os atingidos pelas enchentes. - revelou.

O secretário de Estado da Cultura, Luiz Bulcão, destacou a importância de promover a festa, uma tradição cultural maranhense, mas sem esquecer o momento difícil vivido por milhares de famílias.

- Realizaremos a festa solidária com nossos irmãos que sofreram com as enchentes e vamos fazer, no Arraial da Praia Grande, a arrecadação de donativos. Além disso, estamos dinamizando a cultura e fomentando o turismo com esta festa. Nós fizemos tudo para chegarmos a este momento. Vamos mostrar para o mundo que o Maranhão continua sendo o celeiro junino. É a volta do sorriso, é a volta da alegria. - acrescentou Luiz Bulcão.

Toda a programação do São João 2009 pode ser conferida no site do Governo do Maranhão, no seguinte endereço eletrônico: www.ma.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.