Vara do Trabalho

Codó vai ganhar Vara do Trabalho em 2008

Acélio Trindade, para o Imirante.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h42

CODÓ - Resolver causas trabalhistas continua sendo muito difícil para os trabalhadores de Codó, Timbiras, Coroatá, Peritoró e Alto Alegre do Maranhão. Há décadas estas cidades, da região dos Cocais, sobrevivem sem uma Vara Federal do Trabalho, tendo seus filhos que se deslocarem até o local mais próximo. As opções são Caxias, Pedreiras ou Bacabal, em alguns casos isso representa mais de 100 kms de distância.

O jovem, Francisco Santos, reclama da necessidade de ir até Caxias.“Daqui até Caxias, gasta com transporte, chegando lá paga táxi para ir atrás de advogado para resolver, alimentação. Se em Codó tivesse uma Vara trabalhista, juiz, Ministério do Trabalho competente não precisaria irmos até Caxias para resolver-mos nossos problemas”, reclamou Francisco.

AUDIÊNCIAS

A lista das autoridades que se moveram até hoje para, ao menos, cobrar uma Vara Trabalhista para Codó, para que esta se torne a sede mais próxima de outras cidades, também, sem assistência do Poder Judiciário é pequena, segundo afirmou o presidente da OAB subseção Codó, advogado Francisco Mendes, que iniciou o processo de reivindicação ano passado. “Com certeza, em 12 de março do ano passado nós tivemos uma audiência no Tribunal do Trabalho com a desembargadora federal, Kátia Magalhães Arruda, onde tivemos também com o Dr. Caldas Góes (pres. Da OAB-MA), Dr. Zagalo (vice) e o Dr. Ribamar Carvalho, advogado aqui de Codó, e entregamos um documento mostrando a necessidade de uma Vara Federal no município para atender uma demanda não só de Codó, como de Timbiras, Coroatá, Alto Alegre e Peritoró porque possuem uma população de aproximadamente de 250.000 habitantes e Codó, por exemplo, se constitui num dos maiores pólos industriais do Maranhão”, justificou Francisco Mendes.

TRABALHISTA EM CODÓ

Enfim, resultados já podem ser anunciados. O presidente da subseção Codó garante que o atual presidente do Tribunal Regional do Trabalho, no Maranhão, Gerson Oliveira, planeja instalar três varas trabalhistas no interior do Estado. Uma delas será a de Codó. “Graças a Deus nós tivemos uma notícia muito importante agora no dia 13 de fevereiro, uma manchete, inclusive do Jornal O Estado do Maranhão, em que o presidente Gerson de Oliveira, do TRT/MA, deu a notícia de que serão criadas, agora no segundo semestre de 2008, as varas federais de Imperatriz, Viana e também a de Codó”, afirmou o advogado.

CONCURSO PÚBLICO

A instalação dessas varas virar, obrigatoriamente, acompanhada de concurso público para o preenchimento de empregos, cargos e funções no judiciário. Segundo já foi anunciado pela imprensa estadual, algo em torno de 150 vagas serão abertas para as três cidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.