Deputados boicotam o governo na Assembléia Legislativa

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h31

SÃO LUÍS - Pelo segundo dia consecutivo, os deputados que formam a base de sustentação do governador José Reinaldo Tavares na Assembléia Legislativa boicotaram a sessão da Casa se ausentando do plenário para evitar a aprovação de matérias de interesse do Executivo.

Os parlamentares estão revoltados com o fato de o governador não ter liberado as emendas de R$ 500 mil a que cada um deles teve direito no Orçamento de 2005, prometidas por José Reinaldo durante a eleição de João Evangelista para a presidência do Legislativo.

Segundo os deputados, que pedem anonimato com receio de represálias do Palácio dos Leões, somente 1/3 das emendas foram liberadas para o chamado “alto clero” da Assembléia, onde estão incluídos principais aliados do presidente da Casa e do líder do governo, Carlos Braide.

Segunda-feira, no primeiro dia da “rebelião”, não houve sequer quorum para a abertura dos trabalhos legislativos. Ontem, apenas nove deputados permaneciam na sessão comandada do início ao fim por João Evangelista.

A maioria dos parlamentares da bancada “reinaldista” passou a manhã na ante-sala da presidência tentando encontrar uma solução para o impasse, sem sucesso. Prometeram continuar com o boicote hoje, se nenhuma solução for apresentada pelo governo. Eles já dão a liberação das emendas como perdida, porque segunda-feira foi o último dia de empenho de recursos no Governo do Estado.

Orçamento 2006

O que irritou ainda mais os deputados foi a suspensão de todas as emendas que eles apresentaram ao Orçamento do Estado para o ano de 2006.

Elas foram substituídas por uma única emenda de R$ 63 milhões, aprovada pela Comissão de Orçamento da Assembléia, de cuja reunião participaram apenas os deputados Paulo Neto, Soliney Silva e Rubem Brito.

Na única declaração que deu sobre o assunto, o líder do governo afirmou: “As minhas emendas saíram e eu ainda não vi ninguém reclamar. As emendas saíram. Eles (os deputados) é que não estão sabendo”.

Chico Gomes, que faz oposição ao governo José Reinaldo, foi à tribuna cobrar a liberação de suas emendas, todas direcionadas a obras de infra-estrutura na Baixada Maranhense. “Isso é uma aberração”, protestou ele.

Entre as matérias de interesse do governo que estão na pauta da Assembléia, destacam-se a emenda constitucional que permitirá que o governador fique até 15 dias no exterior sem entregar o cargo ao vice Jura Filho; o Orçamento 2006; o projeto de lei que institui a política estadual do idoso, o que concede pensão às famílias dos meninos emasculados, o que concede gratificação ao alto comando da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o que cede áreas pertencentes ao Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria do Estado (Fepa) ao Ministério Público e Tribunal de Justiça, e o que autoriza o governador a viajar ao exterior no próximo ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.