Vacinação contra febre amarela é intensificada no verão

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h10

BRASÍLIA - O verão já começou e a grande maioria da população escolhe essa época do ano para curtir as férias. Mas para tudo correr bem é preciso se programar. Escolher o lugar, hospedagem, roteiro, passagens, arrumar as malas e, não menos importante, se vacinar contra doenças que podem estragar esse momento tão esperado. Uma delas é a febre amarela. A vacina está disponível nos postos de saúde de todo o Brasil e nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) presentes em todos os aeroportos do País.

O Ministério da Saúde recomenda que todos os turistas com destino às regiões consideradas áreas endêmicas da febre amarela tomem a vacina. As regiões Norte e Centro-Oeste, o estado do Maranhão e oeste dos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os locais de maior risco de se contrair a doença. “O ideal é se vacinar com dez dias de antecedência para que o organismo tenha tempo de produzir anticorpos”, destaca Expedito Luna, consultor técnico do Ministério da Saúde.

Qualquer pessoa pode se vacinar. A dose não apresenta contra-indicações e deve ser tomada a partir dos seis meses de vida nos locais de risco e dos nove meses em áreas indenes. “A recomendação do Ministério é que todos os que estão planejando passar suas férias nas regiões endêmicas da febre amarela procurem os postos de vacinação”, reforça Expedito Luna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.