Exposição vai mobilizar produtores de caprinos

A exposição de caprinos e ovinos de Vargem Grande começa no dia 12.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão e o Governo do Estado promovem, de 12 a 15 de dezembro, a 1ª Exposição de Caprinos e Ovinos do município de Vargem Grande.

A idéia é, a partir da realização da exposição, mobilizar os diversos agentes da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, criando espaços para maior integração entre os mesmos e, dessa forma, encontrar alternativas para incrementar o desenvolvimento da atividade no Estado.

A 1ª Exposição de Caprinos e Ovinos do município de Vargem Grande é apoiada pelo Projeto Aprisco, elaborado e desenvolvido pelo Sebrae e que já tem atividades em vários estados do Nordeste, incluindo o Maranhão. Experiência inovadora no País, o Projeto Aprisco (nome dado aos currais destinados a ovelhas) deverá envolver cerca de 20 mil pequenos produtores em mais de 200 municípios do Brasil.

Contando com a parceria da prefeitura e da Associação de Produtores de Caprinos e Ovinos do município de Vargem Grande, a 1ª Exposição de Caprinos e Ovinos do município de Vargem Grande abrigará estandes de produtores, restaurantes e clínicas de animais, além de abrir espaços para parceiros, para a exposição de produtos e serviços.

O Nordeste brasileiro detém 8 milhões de caprinos e 7,3 milhões de ovinos, o que corresponde, respectivamente, a 93% e 51% dos rebanhos nacionais, demonstrando a vocação natural da região.

Mesmo diante das adversidades do semi-árido, a ovinocaprinocultura é uma das atividades dotadas de suficiente potencialidade para proporcionar significativas contribuições ao desenvolvimento sócio-econômico da região, não só como grandes produtores de alimentos (carne e leite), de matérias-primas para a indústria (pele) e, do ponto de vista social, como um dos maiores responsáveis pela manutenção das famílias rurais no campo. Daí a importância da realização de Feiras e Exposições como a que será realizada em Vargem Grande e de projetos como o Aprisco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.