Aids atinge mais de duas mil pessoas no Maranhão

No Dia Mundial de Combate à Aids, o governo lançou campanha contra o preconceito.

TV Mirante e Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

Aids: uma doença que não tem cura e que ainda tem a na informação a principal aliada na prevenção.

Por causa da discrimininação que ainda sofrem os portadores de HIV, as entidades que trabalham no combate à Aids apresentam como tema da campanha deste ano "O preconceito que fere os direitos do cidadão".

As últimas estatísticas da Gerência de Qualidade de Vida mostram que no Maranhão já foram registrados 2.061 casos de Aids.

A maior incidência está nos municípios de São Luís, com 969 casos; Imperatriz, com 339 casos; Timon, com 92; e Caxias, com 52 casos registrados.

Apesar do avanço da doença, em 20 anos de luta contra a Aids, muita coisa mudou. Deixou-se de falar em grupos de risco, para falar em categoria de exposição.

Outra mudança está na incidência: hoje, o maior número de casos de Aids está entre os heterosexuais. No estado são 854 casos, 42% dos registros de Aids no Maranhão.

Os medicamentos anti-retrovirais também melhoraram a qualidade de vida do soropositivo. O que pouco mudou foi o preconceito enfrentado pelos portadores do HIV.

É justamente por causa do preconceito que a campanha contra a Aids neste ano, traz o tema "O preconceito que fere os direitos do cidadão". Ontem, no Dia Mundial de Combate à Aids, a coordenação estadual de DST/Aids e várias outras entidades chamaram a atenção da sociedade contra o problema.

Uma das atividades que aconteceram neste domingo foi a passeata contra o preconceito na Ponta D´Areia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.