Baixada ganha duas Casas da Agricultura

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

A região da Baixada Maranhense ganhou duas Casas da Agricultura Familiar: em Pinheiro e em Viana. Cerca de 200 agricultores, lideranças comunitárias e políticas compareceram à inauguração da Casa da Agricultura de Pinheiro, que está funcionando próxima à Praça do Centenário. “Com essa casa vamos ter mais assistência e esperamos principalmente o crédito”, disse o agricultor Júlio Cabral, que foi conferir o local onde está funcionando a casa.

Depois de descerrada a placa de inauguração, foram entregues 28 títulos de domínio definitivo de terra e quatro títulos comunitários, beneficiando cerca de 160 famílias. “Essa entrega de títulos é um bom começo dos serviços que serão oferecidos pela casa e agora nós já temos um local determinado para nos receber”, comemorou o agricultor João José Mendes Alves, depois de receber o documento.

A gerente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Conceição Andrade, anunciou a implantação de 82 projetos do Comunidade Viva, que serão executados nos municípios que compõem a Regional de Pinheiro. O investimento é da ordem de R$ 4 milhões. Conceição Andrade ressaltou que o trabalhador rural terá todo o apoio necessário para as suas atividades. “Ele terá todo o apoio que precisa para produzir mais, com assistência técnica, acompanhamento e elaboração dos projetos”, disse.

Viana - Grande produtora de arroz, mandioca, milho e feijão caupi, a região de Viana tem um grande número de agricultores que procuram as linhas de crédito. Na safra de 98/99 foram feitos 14 projetos no município, já na safra 99/2000 os projetos elaborados subiram para 890, graças ao trabalho da Gerência Regional.

Com a implantação da Casa da Agricultura Familiar em Viana, a expectativa é de que a região, que chega a atingir uma produtividade de nove toneladas no arroz de transplantio, cresça ainda mais no setor agropecuário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.