União

ITZ: cerca de 450 casais oficializam união em casamento comunitário

A solenidade foi realizada na Concha Acústica da Avenida Beira-Rio.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17

IMPERATRIZ - Cerca de 450 casais oficializaram, no fim da tarde dessa quarta-feira (11), a união matrimonial no casamento comunitário promovido por meio de parceria, entre a prefeitura e Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), por meio da 2ª Vara da Família, comarca local. A solenidade começou às 14h30, com assinatura dos documentos e, em seguida, a celebração na Concha Acústica da Avenida Beira-Rio.

A culminância do evento ocorreu na presença de juiz de paz, com matrimônio de pessoas solteiras, viúvas e divorciadas legalmente, independente de cerimônia religiosa. O casamento civil coletivo é realizado sem ônus para os casais participantes.

“O projeto visa promover a regularização jurídica de casais que não tiveram oportunidade de oficializar a união, além legitimar sua vida conjugal e promover, de certa forma, a inclusão social, resgatando, entre outros, a autoestima”, destacou Adolfo Pires da Fonseca Neto, juiz da 2ª Vara da Família.

O projeto foi instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão em 1999, na gestão do então corregedor Jorge Rachid. Destinado a pessoas de baixa renda, já foram oficializadas mais de 100 mil uniões em todo o Estado.

Em Imperatriz, somente no ano passado foram 1.050 matrimônios, por meio do Casamento Comunitário, que foi instituído na cidade em 2000 e, em cada edição, que ocorre são cerca de 200 casamentos, sendo que o maior até agora aconteceu em novembro de 2016, com a união de 750 casais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.