Bolsa Família

Beneficiários têm até sexta-feira para o acompanhamento em saúde

Em Imperatriz mais de 13 mil famílias não fizeram o procedimento e podem perder o beneficio.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
O acompanhamento é obrigatório para as famílias cadastradas no programa e é realizado duas vezes ao ano.
O acompanhamento é obrigatório para as famílias cadastradas no programa e é realizado duas vezes ao ano. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - Beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) têm até a próxima sexta-feira (27), para realizar o acompanhamento em saúde referente ao segundo semestre de 2017. Crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 44 anos, inscritas no programa, devem procurar um Posto de Saúde para pesagem e medição.

Para o atendimento a pessoa precisa levar o cartão do Bolsa Família – com o Número do NIS, cartão de vacina de adulto e das crianças. Em caso de gestantes, o cartão pré-natal.

O acompanhamento é obrigatório para as famílias cadastradas no programa e é realizado duas vezes ao ano. “O procedimento deve ser feito semestralmente e, quem não regularizar a situação, terá o beneficio bloqueado ou cancelado automaticamente”, explica Junison de Souza Silva, coordenador do Programa Bolsa Família.

Em Imperatriz, 14.939 recebem o benefício, porém, 13.692 fazem parte do público-alvo, sendo que desse total, apenas 492 fizeram o devido procedimento.

Por conta da baixa procura aos Postos de Saúde, representantes das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social estiveram reunidas nesta terça-feira (24), para traçar um plano de ação.

“O acompanhamento das condicionalidades de saúde é uma das exigências do Programa Bolsa Família, que prevê a transferência direta de renda, beneficiando pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza”, falou Fátima Avelino, secretária Municipal de Desenvolvimento Social.

Como parte dessas ações pactuadas entre as pastas da Saúde e Sedes, equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) e Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), realizam nesta quarta-feira (25), no Centro de Ensino Graça Aranha, Rua 13 de Maio, s/n, Centro, o acompanhamento de peso, estado nutricional, encaminhamento e acompanhamento de obesidade e sobrepeso dos estudantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.