Maio cinza

Maio cinza: sintomas do câncer cerebral podem ser confundidos

A doença pode ser confundida com outras e por isso é importante procurar um médico.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
A doença pode ser confundida com outras.
A doença pode ser confundida com outras. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - O Maio Cinza é a campanha dedicada em todo o Brasil à conscientização e prevenção contra o câncer cerebral. O radioterapeuta, Ricardo Nakamura, alerta que os sintomas dessa doença são semelhantes aos de outras, como o AVC, e por isso é importante recorrer ao auxílio médico caso o paciente sinta alguns dos sintomas.

Segundo o médico, o câncer cerebral é acompanhado de fortes e persistentes dores de cabeças, convulsão, perda de alguma função neurológica (dificuldade de falar, fraqueza de algum membro, surdez, perda do paladar, prejuízos oculares) e confusão/alteração mental.

“Alguns fatores de risco (para desenvolver a doença) já são conhecidos, como aumento da idade ou radioterapia prévia, e também algumas raras doenças como Neurofibromatose tipo 1 e 2, Doença de von Hippel-Lindau, Esclerose Tuberosa, Retinoblastoma e Síndrome de Li-Fraumeni. Trabalhadores rurais e da indústria petroquímica também devem redobrar seus cuidados”, explica Ricardo Nakamura.

Prevenção

Para prevenir o câncer cerebral, os trabalhadores rurais e da indústria petroquímica devem utilizar proteção intensa contra os agrotóxicos, fertilizantes e demais materiais.

Informações divulgadas em 2011 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam também para o uso de aparelhos celulares. O radioterapeuta da Oncoradium explica: “É um fator de risco que ainda está em análise. Os campos eletromagnéticos de radiofrequência são possíveis carcinogênicos para humanos. As pessoas devem reduzir até que estudos melhores e mais conclusivos sejam publicados.”.

Dependendo do grau da doença, o paciente pode ser diagnosticado de oito meses de vida (alto grau) ou mesmo alcançar a cura quando os tumores são benignos. O Centro de Tratamento de Câncer atende paciente com as doenças com sessões com cirurgia, químio ou radioterapia, dependendo do caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.