Crise econômica

Preço do frete está 24% menor do que deveria custar no Brasil

Defasagem é estimada para carga lotação, na carga fracionada, valor está 11% menor.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Defasagem é estimada para carga lotação, na carga fracionada, valor está 11% menor.
Defasagem é estimada para carga lotação, na carga fracionada, valor está 11% menor. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

BRASIL - A crise econômica causou mais um efeito negativo para os transportadores: agravou a defasagem do valor do frete. No caso da carga lotação, o serviço está custando, em média, 24,8% menos do que deveria, para cobrir os custos e garantir rentabilidade; no caso da carga fracionada, a defasagem chega a 11,7%. Os dados são da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

Em agosto do ano passado, o mesmo levantamento da entidade apontava defasagem de 22,9% para carga lotação e de 9,81% para a fracionada. O problema decorre da queda na demanda por serviços de transporte e do aumento de custos.

“Está difícil repassar os custos para os clientes. A maioria das transportadoras está com rentabilidade muito baixa ou mesmo no negativo”, diz o assessor técnico Lauro Valdívia.

De acordo com uma pesquisa nacional realizada em janeiro deste ano pela entidade, em colaboração com a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), houve queda no faturamento do setor. Em mais de 80% das empresas pesquisadas, o faturamento do último ano caiu em média 19,1%. Ainda segundo o levantamento, nenhum transportador conseguiu reajustar o frete em 2016 a ponto de recompor a inflação do ano passado.

Com esse cenário, empresários e transportadores autônomos enfrentam dificuldades de manter as atividades da empresa e, as que conseguem, ficam impossibilitadas de realizar investimentos. Como resultado, cresce a idade média da frota de caminhões no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.