Qualificação

Presos recebem curso de eletromecânica em Imperatriz

​A iniciativa visa qualificar 20 apenados da unidade prisional.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Vários apenados durante a aula de abertura do curso dentro do presídio.
Vários apenados durante a aula de abertura do curso dentro do presídio. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – Começou nessa segunda-feira (24), as aulas do curso de Eletromecânica de Automóveis, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR), de Imperatriz, antiga CCPJ. A iniciativa é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e tem por objetivo qualificar e preparar para o mercado de trabalho 20 apenados da unidade prisional.

Para o supervisor técnico do Senai e interlocutor do Pronatec em Imperatriz, Carlito Negreiros, essa é uma inciativa importante para toda a sociedade. “O Senai com essa grande parceria demonstra a importância de capacitar e possibilitar a reintegração dos apenados na sociedade com certificado de peso nacional para que eles possam adentrar no mercado de trabalho”, explica.

O curso com duração de dois meses e carga horária de 360 horas visa formar profissionais para realizar a manutenção de sistemas elétricos e mecânicas dos veículos. Durante as aulas teóricas, os alunos serão preparados para cuidar da manutenção de sistemas eletromecânicos de automóveis, além de conhecer os equipamentos industriais. Já na parte prática, terão a oportunidade de projetar, manusear e realizar instalações tanto elétricas como mecânicas, respeitando as normas de segurança.

Durante aula inaugural, cada aluno ganhou camisetas e pasta com material de estudo. No dia 30 de dezembro, os formados receberão certificados emitidos pelo Senai, uma das entidades do Sistema Fiema.

Reginaldo Araújo é um dos beneficiados com o curso. Ele garante que a oportunidade chegou em boa hora. “Muitos recomeçarão suas vidas no final deste ano, e essa iniciativa é muito importante para que possamos adquirir mais conhecimento e sermos inseridos de forma digna na sociedade e especializados em uma área com grande procura no mercado de trabalho”, destaca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.