Eleições 2016

“Vamos ficar atentos a qualquer proposta" diz o vereador eleito Zesiel Ribeiro

Zesiel promete priorizar a Educação, mas e diz preparado para qualquer tema.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O vereador eleito Zesiel Ribeiro concedeu entrevista ao jornalista João Rodrigues, oportunidade em que falou sobre vários assuntos.
O vereador eleito Zesiel Ribeiro concedeu entrevista ao jornalista João Rodrigues, oportunidade em que falou sobre vários assuntos. (Foto: Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Eleito com 3.459 votos (2,58%), o vereador mais votado de Imperatriz nas eleições de outubro deste ano, o professor Zesiel Ribeiro da Silva (PSDB), ainda, comemora e já faz planos para seu primeiro mandato. O novo parlamentar, de 51 anos, se disse preparado para as discussões de temas polêmicos como mudanças no trânsito e sistema de transporte público, mas adiantou que vai priorizar a área da Educação.

Natural de Lima Campos (MA), o professor Zesiel mora em Imperatriz há 31 anos, período no qual exerceu vários cargos na área da Educação, desde diretor de escola até o de secretário municipal de Educação, durante sete anos e três meses durante os dois mandatos do prefeito Sebastião Madeira.

O professor Zesiel reafirmou que pretende colocar e prática projetos defendidos em campanha e ficar vigilante sobre a condução da Educação no município.

“Vamos ficar atentos a qualquer proposta, iniciativa de parar ou de regressão. Vamos ficar atentos e exigir melhorias”, adiantou Zesiel, que fez um balanço de suas ações na Semed.

Dentre as ações que ele ficará de olho está a continuidade de processos de licitação para a construção de quatro escolas para a Educação Infantil e climatização de unidades educacionais.

“Estamos deixando quinze escolas totalmente climatizadas e outras parcialmente climatizadas, e quando sai da secretaria deixei em fase final três licitações a construção de três escolas infantis. Acredito que já está em fase final de licitação, que eu já deixei bastante adiantado, mais quatro escolas, então a próxima gestão, dentro do próximo ano deve inaugurar sete escolas novas tudo nesse modelo climatizadas”, disse acrescentando que o material de ensino enviado às escolas foi de primeira qualidade. Ele, também, disse que, graças ao trabalho desenvolvido na Semed por sua gestão, o município obteve avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 5 e a previsão é atingir índice 6 até 2022.

Ficou no quase por três vezes

A eleição para vereador veio na sexta candidatura. Em pelo menos três delas ele ficou no quase, e não por acaso disse que só comemorou após ter certeza que o resultado não mudaria mais.

“Eu já tive, por exemplo,817 votos, e na época um colega foi eleito com 817. Numa outra eleição tive 1.750 votos e um colega que foi eleito com bem menos votos. Outra vez tive 1.750 votos eu fui o quarto da cidade, acontece que os quatro mais votados tinham sido da nossa coligação”, relembrou acrescentando que nas eleições deste ano vu correligionários comemorando sua eleição, mas pediu calma até obter uma vantagem segura de votos.

Eleição da presidência da Câmara

Integrante de uma coligação que elegeu cinco vereadores, Zesiel revelou que não pretende ser candidato a presidente da Câmara, exceto se for convidado. Na prática pode ser, mas não tem obsessão pela presidência.

“Meu partido elegeu dois e o PSC elegeu três. A coligação a qual faço parte elegeu cinco vereadores, mas o vereador mais votado, necessariamente, obrigatoriamente não tem o direito de ser o presidente da Casa. Não pensei nessa possibilidade de ser presidente”, disse para em seguida acrescentar “não vou me colocar como candidato a presidente e fazer um cavalo de batalha, querer ser presidente”.

Zesiel lembrou que em muitas Câmaras, os presidentes ficaram inelegíveis porque fizeram coisas erradas, não por dolo, mas por falta de conhecimento.

“Então é muito complexo, eu posso até ser, mas dentro de um consenso, não que eu vá fazer um esforço enorme para ser não. Porque de uma certa forma vai exigir sacrifícios, além da responsabilidade do mandato de vereador em representar a Câmara como um todo, não me furto se for convidado”, encerrou.

Ouça a entrevista completa, abaixo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.