Eleições 2016

Rosângela Curado defende parcerias para resolver problemas históricos de Imperatriz

Uma das prioridades é levar água aos bairros.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
A candidata a prefeito Rosângela Curado foi a entrevistada desta quinta-feira (22).
A candidata a prefeito Rosângela Curado foi a entrevistada desta quinta-feira (22). (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A candidata a prefeito de Imperatriz, Rosângela Curado (PDT), disse que, se eleita, vai colocar em prática um plano de governo que contempla várias áreas, no entanto a extensão da rede de distribuição água está entre as prioridades. A pedetista participou nesta quinta-feira (22), da série de entrevistas que o Portal Imirante Imperatriz exibindo desde segunda-feira (19), e aborda os principais temas de interesse da população.

A candidata começou falando sobre várias ações que pretende executar nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura, mas ao citar a infraestrutura foi enfática sobre a importância da extensão da rede de distribuição de água. Embora seja uma atribuição da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Rosângela afirmou que vai firmar parcerias com o Governo do Estado e se empenhar para resolver o problema.

“(...) Então nós precisamos ter essa parceria com a Caema, sentar com o presidente da Ceama e com o governador do Estado, porque na segunda maior cidade do Estado as pessoas carregam latas dágua. Então água é prioridade no nosso governo”, anunciou, acrescentando que o tema será trabalhado em consonância com o Plano de Saneamento de Imperatriz e o Plano Diretor.

Numa espécie de resumo do plano, a candidata apontou, ainda, como prioridade a criação do projeto Primeiro Emprego Jovem, o fortalecimento da rede de atenção básica á saúde, a realização de mutirões de cirurgias eletivas, a criação de escolas de tempo integral, creches e climatização de escolas, a revitalização de riachos e a criação da lei de incentivo ao esporte nos moldes da lei de incentivo a cultura.

Saúde

Rosângela Curado disse que pretende fortalecer a rede de atenção básica e dentre as ações previstas estão a realização de um seletivo para a contratação de Agente Comunitário de Saúde porque o Ministério da Saúde não permite que seja concurso. Seriam preenchidas 353 vagas para atender toda a cidade.

A candidata do PDT, cuja coligação é composta, ao todo, por 17 partidos, também, pretende ampliar o número de outros profissionais de saúde.

“Como a equipe é multiprofissional, preciso do Agente Comunitário de Saúde, do médico, do enfermeiro e, também, do cirurgião dentista, organizar os postos de saúde, equipar, dar condições para o profissional poder trabalhar no posto de saúde e aí eu já associo a assistência farmacêutica que é um financiamento tripartite”, avisou acrescentando que a farmácia básica seja abastecida com, ao menos, 46 itens, entre eles vermífugos, vitaminas e os medicamentos do hipertenso e diabético.

“Se eu fizer o fortalecimento da rede de atenção básica eu vou diminuir a quantidade de fluxo que vai para as UPAs e para o Socorrão. Nesse segundo momento eu tenho que fortalecer a média complexidade, descentralizando serviços”, complementou.

Na área da suade existe, ainda, o plano de transformar a unidade de saúde do bairro Vila Nova em uma UPA categoria 1, que seria possível graças a parceria com as três esferas de governo.

Como parte da melhoria no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, Rosângela disse que vai defender a construção de um hospital de 400 leitos em Imperatriz. O hospital seria de abrangência de três Estados.

“Não é uma região em saúde no falar não, é uma região em saúde documental, feita e pactuada pelos três Estados: Tocantins, Pará e Maranhão. E juntos nós possamos buscar recursos financeiros para a construção de um hospital que vai ser um hospital da Região Topama, Tocantins, Pará e Maranhão com sede em Imperatriz”, observou.

Educação

Prometeu melhor qualidade ao ensino com a capacitação e a qualificação do educador de forma permanente, a climatização das salas de aulas, a assistência em saúde para o professor que passaria a ter acompanhamento de profissionais como fonoaudiólogo, psicológico, médico do trabalho, médico psiquiatra entre outros. Complementa o plano para o setor a construção de creches.

“Porque segundo o FNDE nós temos direito a 8 creches berçário e não temos nenhuma em Imperatriz”, argumentou acrescentando que a escola de tempo integral seria para criança que vivem em áreas de risco e precisam melhorar suas condições de vida e para que ela não seja excluída por algum fator do próprio ambiente onde ele vive.

Infraestrutura

A candidata disse que a falta de abastecimento regular de àgua e o saneamento básico é um problema sério de Imperatriz, que compete a Caema, mas vai firmar parcerias para resolver o problema. E que pretende colocar em funcionamento o Plano Diretor de Imperatriz e o Plano de Saneamento Básico. Ainda pretende, em parceria com o Governo do Estado, asfaltar a cidade que tem mais de 300 Km de asfalto para ser feito e agir com recursos próprios.

Meio Ambiente

Promover a revitalização dos riachos que cortam a cidade por meio de uma parceria púbico privada.

Mobilidade Urbana

Rosângela defende uma ampla discussão com todos os segmentos que integram o sistema de transporte de passageiros para encontrar uma saída para o problema. Ela disse ser inadmissível que os ônibus não cheguem a todos os bairros.

Segurança Pública

A criação da Guarda Municipal de Imperatriz que atuaria como força auxiliar das Policiais Civil e Militar.

Ouça a entrevista, na íntegra, e sem cortes:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.