Eleições 2016

Delegado Assis diz que transparência é o principal, mas vai atuar em todas as áreas

Candidato promete criar a Secretaria de Transparência e a Guarda Municipal.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
O delegado Assis é candidato a prefeito de Imperatriz pelo PMDB.
O delegado Assis é candidato a prefeito de Imperatriz pelo PMDB. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – O candidato Delegado Assis Ramos (PMDB), disse nesta segunda-feira (19), que se for eleito, vai colocar em prática um plano de governo que vai contemplar ações em várias áreas, no entanto afirmou o carro-chefe da administração será a transparência.

Na entrevista de pouco mais de 18 minutos, o candidato aborda sobre Saúde, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Segurança Pública.

O candidato do PMDB explicou que a Secretaria de Transparência, em parceria com a Controladoria Geral do Município, vai nortear a administração. Os recursos para a criação da pasta e contratação de servidores, por meio de concurso público, serão oriundos do tesouro municipal após o que denominou de “desinchaço da folha”, processo pelo qual pretende exonerar “quem ganha sem trabalhar”.

“A Secretaria de Transparência é fundamental. A bandeira da minha gestão é transparência. Então essa secretaria tem que sair do papel logo no início e uma forma de pagar esses servidores, que vamos contratar por meio de concurso público é justamente através da Receita Municipal e do desinchaço de algumas pessoas contratadas que não servem para o município”, anunciou.

Saúde

O delegado Assis defendeu como ações para a Saúde a implementação da atenção básica que passa para estruturação e ampliação da rede de unidades de saúde, motivação dos servidores da área. Pelas contas dele, o número de postos de saúde é insuficiente, razão pela qual há posto que atende entre cinco e seis bairros.

“O grande problema da saúde de Imperatriz é a falta de investimento maior na saúde básica. A própria Constituição Federal estabelece que a maior parte dos recursos vindos da Receita Federal tem que ser investida na atenção básica da saúde e isso não está acontecendo porque os postos de saúde estão funcionando de forma precária”, analisou.

Sobre o Hospital Municipal (Socorrão), o candidato afirmou que vai promover a repactuação com os municípios que trazem pacientes para atendimento em Imperatriz. Segundo ele, Imperatriz recebe pacientes de mais de cem cidades circunvizinhas e dos Estados do Pará e Tocantins.

Educação

Na área da Educação a principal proposta é a criação de escolas de tempo integral. Nas andanças que fez pela cidade ele disse ter descoberto uma escola que faz as vezes de escola de tempo integral por opção exclusiva da direção, situação que ele pretende formalizar.

A melhoria das condições de trabalho e remuneração dos professores está incluída nas propostas para a área. “Estive numa escola onde a professora me disse que dobra a carga horária, mas ele não recebe o dobro e sim uma Setting, que é setenta por cento apenas do dobro. Isso traz uma desmotivação”, observou Assis que pretende climatizar todas as escolas e motivar os professores. A meta é criar as escolas de tempo integral durante toda a gestão.

Infraestrutura

Como saída para melhorar o setor, o candidato defendeu ações duras para pressionar a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) a cumprir seu papel e, entre outras ações, ampliar a rede de esgoto. Outra medida na área é colocar em funcionamento o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Meio Ambiente

No plano de governo, o candidato afirmou que há uma pasta só para o Meio Ambiente, que está relacionado a Infraestrutura e o saneamento básico. Sobre o despejo de resíduos in natura no Rio Tocantins, o delegado Assis disse que “mais uma vez vamos pressionar a Caema, para exigir que ela coloque em funcionamento as estações de tratamento de esgoto”. Outra medida será a fiscalização intensiva para coibir danos ao meio ambiente, como o combate ao desmatamento das matas ciliares do Rio Tocantins.

Mobilidade Urbana

"Toda a cidade tem um anel viário, que é uma obra cara, mas temos que começar a falar nisso. Não é achar que Imperatriz não vai crescer”, destacou o candidato que justifica essa proposta de criação do Anel Viário ao crescimento vertiginoso da frota de veículos de Imperatriz nos últimos cinco anos. Ele defendeu, ainda, uma reorganização do trânsito, com melhor aproveitamento dos agentes de Setran, revisão dos contratos com o transporte público para que povoados e bairros distantes sejam atendidos pelo transporte coletivo (ônibus) e amplo diálogo com taxistas, motoristas de vans e mototaxistas, entre outros.

Segurança Pública

O delegado Assis afirmou que pretende criar a Guarda Municipal a partir do primeiro ano de seu governo. A demora seria para a realização de concurso público, treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos, além de instalação de um sistema de viodemonitoriamento. “Sou do partido do presidente da República e ele vai ter que me ouvir, não porque sou do partido somente, mas porque eu represento no próximo ano a segunda maior cidade do Maranhão e esse videomonitoramento pode ser, também, levado para as escoas para blindar nossos alunos dos traficantes”.

Ouça a entrevista completa e sem cortes, abaixo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.