Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

“Evite o fumo a qualquer custo...", alerta oncologista

Alerta faz parte do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
O oncologista Jorge Lira alerta sobre os riscos do cigarro para a saúde.
O oncologista Jorge Lira alerta sobre os riscos do cigarro para a saúde. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz.)

IMPERATRIZ – “Evite o fumo a qualquer curto porque além de encurtar a nossa vida, ele provoca uma qualidade de vida pior”.

O alerta partiu do médico oncologista Jorge Lira, neste 29 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

O oncologista cirúrgico Jorge Lira ressaltou que milhões de pessoas morreram anualmente no mundo por doenças associadas ao tabagismo e o melhor remédio continua sendo a prevenção ao uso do tabaco.

“O cigarro não mata só por câncer, mata por doenças pulmonares crônicas, doenças cardiovasculares, entre elas o infarto agudo do miocárdio, o derrame e a gente precisa evitar que a pessoa fiquei viciada para ter que depois ter que tratar o vício porque isso traz grande repercussão para o sistema de saúde como um todo”, alertou o médico que é professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz.

De acordo com o especialista, “o cigarro provoca em torno de duzentas mil mortes por ano no mundo e isso mostra a importância de combater o cigarro, que mata mais do que muitas guerras”.

Dados de entidades internacionais revelam que o ato do tabagismo se inicia na infância e adolescência, o que requer das famílias maior atenção sobre as pessoas dessa faixa etária para evitar problemas futuros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.