Eleições 2016

Justiça Eleitoral divulga a quantidade de títulos de eleitor cancelados em Imperatriz

Número de títulos cancelados está dentro das expectativas da Justiça Eleitoral.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Eleitores que tiveram títulos cancelados não procuraram o Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá e postos para revisão eleitoral obrigatória.
Eleitores que tiveram títulos cancelados não procuraram o Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá e postos para revisão eleitoral obrigatória. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Trinta e seis mil eleitores deixaram de fazer a revisão eleitoral obrigatória e tiveram seus títulos cancelados pela Justiça Eleitoral em Imperatriz. Com isso, eles não poderão votar nas eleições do dia 2 de outubro, que vão definir o prefeito, o vice-prefeito e os 21 vereadores do município.

Com essa redução, 151.858 eleitores estão aptos a votar no segundo maior colégio eleitoral do Estado.

De acordo com o chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, José Sousa, os títulos foram cancelados estão enquadrados em três situações: o eleitor não participou da revisão eleitoral obrigatória, por determinação judicial, e por morte.

Há uma outra situação em que o eleitor pode ter o título cancelado que é por improbidade administrativa, ou seja, o caso de um eleitor que seja administrador financeiro (ordenador de despesas) da campanha eleitoral de um candidato.

José Sousa destacou que o número de títulos cancelados está dentro da expectativa da Justiça Eleitoral. Ele lembrou que a cada eleição há um aumento de 5% no número de eleitores, mas durante a revisão obrigatório, realizada por meio biométrico, houve uma redução de eleitores, mas a tendência é que após o período eleitoral esses eleitores procurem os cartórios eleitorais para se adequarem.

“Há sempre uma queda no número de eleitores, mas após esse recadastramento eleitoral volta aquela configuração inicial. As pessoas que não tiveram oportunidade por conta de estarem viajando ou qualquer outro impedimento vão, após as eleições, comparecer para regularizar sua situação com certeza”, destacou, acrescentando que a expectativa é que em 2018 a comarca tenha superado o número de eleitores que tiveram títulos cancelados este ano e a cidade possa chegar a 180 mil eleitores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.