Violência doméstica e familiar

Cai número de queixas no Centro de Atendimento à Mulher em Imperatriz

Este ano foram registrados no Centro de Atendimento 87 novos casos de violência.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
O Centro de Atendimento à Mulher possui equipe multidisciplinar com psicóloga, pedagogas e assistentes sociais.
O Centro de Atendimento à Mulher possui equipe multidisciplinar com psicóloga, pedagogas e assistentes sociais. (Foto: Divulgação/ Assessoria da Prefeitura)

IMPERATRIZ – A prefeitura anunciou que o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), que acompanha mulheres em situação de violência doméstica e sexual, vem cumprindo bem sua função em Imperatriz. O Centro disponibiliza às assistidas um serviço de atendimento psicológico e social no combate às diferentes formas de violência contra a mulher.

“Fazemos todo o acompanhamento, nos casos que a mulher desejar fazer a denúncia contra seu agressor na delegacia, orientamos e acompanhamos essas mulheres até o órgão competente e, se for o caso de Medida Protetiva, encaminhamos-nas para a Casa Abrigo ou outro órgão de proteção”, disse a coordenadora do Cram, Sueli Brito Barbosa.

Sueli Brito Barbosa, também, ressaltou que até junho 2015, o Cram registrou 87 casos novos de atendimentos às mulheres em situação de violência, mas que de janeiro até agora a procura nos órgãos de proteção (Delegacia, Defensoria e MP) teve uma leve baixa.

A coordenadora vê a baixa com preocupação e já adiantou que esse será o assunto da próxima reunião de integrantes da Rede de Enfrentamento de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, marcado para o próximo 7 de julho, na Vara Especial da Mulher. “Ainda não temos um diagnóstico conciso dessa queda. Muitas vezes, elas se sentem constrangidas em denunciar, por diversas razões como, intimidações, ineficácia dos serviços ou outro fator”.

Sueli alerta que os dados podem maquiar a realidade e que as estimativas, extraoficiais apontam para que apenas um a cada três casos apareça, pois nem todas as mulheres “denunciam” a violência que sofrem. Porém, o índice de desistência por parte das vítimas é tão alto quanto às “denúncias” formuladas.

O Cram é composto por uma equipe multidisciplinar, que inclui: psicóloga, pedagogas e assistentes sociais, o CRAM é um órgão mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, criado especialmente para oferecer um serviço de atendimento à mulher. Atualmente, o local é referência para mulheres envolvidas em situação de violência familiar e doméstica.

O Cram fica na rua Monte Castelo, 329, entre ruas Sousa Lima e Coriolano Milhomem, Centro. O telefone para outras informações é: (99) 99132-7479, para atendimento ou dúvidas. O horário de funcionamento é das 08h às 12h e 14h às 18, de segunda a sexta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.