Pessoa com deficiência

Deficiência física: conselheiros municipais deverão ser empossados até dia 18

Mesmo não formado oficialmente, Conselho já vem trabalhando em Imperatriz.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36

IMPERATRIZ – As vagas exclusivas nos estacionamentos e a acessibilidade em prédios públicos são o ponto de partida do trabalho do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Imperatriz, em fase de formação.

De acordo com a advogada Regina Célia Nobre Lopes, que tem atuação destaca na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, um edital já publicado determina que os novos conselheiros serão empossados até o dia 18 de fevereiro.

“A eleição será no cargo da sociedade cível. Depois quer for realizada essa eleição os eleitos vão ser nomeados pelo prefeito e depois é que começa o trabalho efetivamente”, ressaltou.

Apesar disso, Regina Célia Nobre Lopes disse que já existe um plano de ação rascunhado com várias ações previstas.

Regina Célia lembrou que existem conquistas, mas há muito, ainda, a se buscar e citou como exemplo o Fórum de Justiça Ministro Henrique de La Rocque Almeida.

“Não vou muito longe. No Fórum de Justiça, onde todo mundo busca a Justiça e os seus direitos: lá o elevador não funciona, então o deficiente não tem acesso ao Fórum”, reclamou.

Ela lembrou que existem no Fórum de Justiça duas vagas no estacionamento, uma para a pessoa deficiente e uma para idoso, mas defendeu aumento nesse número em razão dos acidentes de trânsito.

“A cada dia Imperatriz aumenta os deficientes (...) são os acidentes de trânsito, principalmente, os que envolvem motos e essas pessoas acabam se transformando em cadeirantes. Como é que essas pessoas sobem escadas?”, indagou.

No caso do Fórum de Justiça, ela disse que foi instalado um elevador, que não funciona há 1 ano. A funcionamento é condicionado a uma empresa para dá manutenção no elevador, mas o problema, segundo Regina Célia foi relatado ao Tribunal de Justiça e ao Governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.