Resolução

Fixadas regras para terceirização de serviços no transporte rodoviário

A utilização de veículos de terceiros deve ser pelo prazo máximo de 90 dias.

Imirante Imperatriz, com informações da CNT.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)

BRASIL – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta terça-feira (19), a resolução que estabelece os procedimentos para empresas que fazem o transporte regular interestadual e internacional de passageiros utilizarem ônibus e motoristas de outras empresas.

Segundo a resolução, a transportadora que têm autorização para prestar o serviço deve solicitar à ANTT autorização para isso. A utilização de veículos de terceiros deve ser pelo prazo máximo de 90 dias quando ocorrer variação temporária da demanda, como em datas festivas, feriados e período de férias escolares.

Se o objetivo for a realização de testes operacionais de ônibus novos, cedidos por uma montadora, o prazo será ampliado a 180 dias. Os veículos deverão atender às exigências e características técnicas previstas para a prestação do serviço.

Ainda conforme a norma, ao utilizar a frota ou profissionais de outras empresas, a transportadora que realiza o serviço deve assegurar aos usuários a garantia do Seguro de Responsabilidade Civil para a cobertura de danos que possam ser causados em acidentes, durante essas viagens, aos passageiros e seus dependentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.