Qualificação

Seminário discute boas práticas de panificação em Imperatriz

O evento foi realizado na Universidade Federal do Maranhão.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Com o objetivo de ampliar conhecimento, aplicar as medidas previstas na boa prática de fabricação e o conjunto de regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi realizado em Imperatriz, durante toda esta terça-feira (1º), o seminário de Boas Práticas de Fabricação. O evento foi realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Segundo a orientadora do projeto e coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Germânia Bezerra, mais que nortear os proprietários de panificadoras a adotarem ações de produção e comercialização segura dos alimentos, o estudo visa contribuir com as medidas para manutenção da saúde pública.

Com foco nas normas higiênico-sanitárias estabelecidas, alunos da universidade desenvolveram um projeto intitulado “Diagnóstico de boas práticas em panificadoras”. O projeto visa diagnosticar, adequar e acompanhar a evolução das padarias nas boas práticas relacionadas à área de higienização de instalações, equipamentos e utensílios, preparação do alimento, controle de pragas, estoque de materiais, entre outros.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp), Joannas Alves, o momento é de suma importância para a classe. “Essa manhã foi muito proveitosa, pois tratamos da saúde alimentar dentro das padarias no sentido de melhorar a produtividade e eficiência dos negócios, além de oferecermos à população a garantia de qualidade e segurança do alimento”, disse.

Durante o encontro, as etapas do projeto foram apresentadas aos panificadores. O cronograma de execução deve iniciar por meio de diagnóstico ainda este mês de dezembro e as demais etapas acontecerão até agosto de 2016.

“Momentos como esse são de suma importância para agregar valor e mostrar a força da representatividade. É uma forma de buscar sempre o melhor para oferecer aos clientes produtos de qualidade e com todas as normas de fabricação garantidas”, afirmou o proprietário de uma panificadora, Sebastião Carneiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.