São Luís e Imperatriz

Maranhão:pesquisa nacional sobre dengue encerra dia 30 de novembro

São Luis e Imperatriz participam de estudo nacional para produção de vacina.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Biaman Prado/O Estado)

IMPERATRIZ – Pesquisadores encerram dia 30 de novembro, a coleta de 1.022 amostras de sangue de voluntários de Imperatriz para a realização de exames e a detecção de anticorpos da classe IgC contra o vírus da dengue.

O trabalho faz parte de uma pesquisa nacional desenvolvida pelo Ministério da Saúde e Universidade Federal de São Paulo (UFSP) para possível produção de uma vacina contra a dengue.

A coordenadora do Programa de Imunização de Imperatriz, Socorro Ribeiro explicou a pesquisa está sendo feita a partir da análise do sangue de brasileiros de 63 municípios de diversas regiões do país e no Maranhão as cidades sorteadas para participar do estudo são Imperatriz e São Luís.

Todas as amostras que forem colhidas em Imperatriz, com os voluntários na faixa etária de 1 a 20 anos, serão enviadas para a Central do Laboratório Pardini, credenciado pelo MS para fazer as análises.

A coordenadora de Imunização ressaltou, ainda, que o estudo abrange os Estados do Maranhão, Paraná, Rondônia, Acre, Amazonas, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Piauí, Tocantins, Pará e Mato Grosso, locais de maior prevalência para a circulação do vírus da dengue.

“Na região, por exemplo, às vezes existe um tipo de vírus e o estudo do sorotipo é que vai dizer qual é a eficácia melhor, qual será a vacina que vai melhor para combater todos os tipos em uma só vacina (sic)”, destacou a funcionária. A meta dos pesquisadores é encontrar um lugar onde o vírus tem mais incidência e não é tão mutante, ou não muda de característica de um ano para o outro. O exemplo de vírus mutante é o da Influenza, que obriga o Ministério da Saúde a fazer alterações na vacina todo ano.

Locais de coleta em Imperatriz

A equipe de pesquisadores está fazendo as coletas diariamente em unidades de saúde espalhadas pelo município. Pelo cronograma, os pesquisadores vão a um posto de saúde pela manhã, mas à tarde sempre ficam na Unidade Regional de Saúde, localizada na rua Coriolano Milhomem, ao lado do Hemomar, próximo ao Estádio Frei Epifânio.

Qualquer pessoa pode ser voluntária na pesquisa, a única exigência é que ela esteja na faixa etária da pesquisa e assine um termo de consentimento. Serão recolhidos 2 ml de sangue da pessoa adulta ou autorização para coleta de seu filho menor de idade.

A coordenadora garantiu que o processo será sigiloso e após a conclusão do estudo, previsto para 2016, o voluntário vai receber em casa, pelos Correios, o resultado dos exames.

Nesta quarta-feira (25) a equipe esteve na Casa da Criança, no dia 27 será a vez do posto de saúde do bairro Santa Rita e no dia 30, na Unidade de Saúde do bairro Vila Nova.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é dia 30, mas os técnicos terão uma tolerância até o dia 5 de dezembro em caso de dificuldades com a coleta das amostras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.