Salimp 2015

Salão do livro de Imperatriz fecha com recorde de público

Foram comercializados cerca de 90 mil exemplares.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ - O 13º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) fechou mais uma edição com recorde de público. Cerca de 130 mil pessoas passaram pela maior Feira Literária do Estado, que é organizada pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Foram comercializados aproximadamente, 90 mil exemplares, e 60 expositores de várias regiões do país durante os nove dias de evento, realizado no Centro de Convenções da cidade.

O presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Luis Carlos Porto, ressalta que as novidades agregadas na programação do evento foram essenciais para o sucesso alcançado nesta edição. “O Salimp este ano bateu todos os recordes de público, tivemos inovação, o festival de música, soletrando, vale livros, foram atrativos a mais. Recebemos caravanas de cidades próximas e até do Estado do Tocantins. Em 2016, a expectativa é de que será muito melhor e maior que esta edição”, destacou.

O acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fabrício Cantanhede, 18 anos, todos os anos visita o evento e participa da programação. “O Salimp é um grande incentivo para a cultura da cidade, que influencia para fortalecimento e incentivo da leitura, enfim para todos nós. Gostei bastante da programação cultural, lançamentos, palestras, artística musical, acompanhei na medida do possível”, diz.

A proprietária da editora Selecta, Deia Farias, trouxe para a feira, 16 toneladas de livros, equivalente há mais de seis mil títulos. A editora que desde a primeira edição expõe títulos no Salimp reconhece a fragilidade econômica, do país, mas fez uma avaliação positiva.

“Estamos vindo de várias feiras, de Palmas (TO), Bienal do Rio e o Salimp foi positivo de novo. Em decorrência da crise que não acontece somente aqui, as pessoas estão colocando o pé no freio para sua segurança. O Salimp permanece muito bom , o público compareceu , é lógico que a venda caiu um pouco, mas não erramos acabou muita coisa, tivemos que pedir mais exemplares”, avalia a expositora.

A acadêmica Edna Ventura, que sempre esteve à frente da organização do Salimp, também fez uma avaliou positivamente o evento literário. “Avaliação bastante positiva, a sociedade de Imperatriz já acolhe, anseia o Salimp e a cada ano o evento vem superando na visitação, no contentamento dos estudantes, venda de livros, inclusive dos próprios livreiros com a venda no evento, a feira correspondeu à expectativa”, ressalta.

Nesta edição foi disponibilizado vale livro para cinco mil estudantes da rede pública de Imperatriz. Cada estudante pode visitar a feira e adquirir gratuitamente o próprio livro. Mil professores também tiveram a sua disposição, o vale livro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.