Saúde

Adiada mobilização de vacinação canina em Imperatriz

A campanha deverá ser iniciada pela zona rural.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ – O Dia D de vacinação canina, que estava previsto para o dia 24 deste mês, foi adiado para o dia 7 de novembro, coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique. A para a mobilização envolverá mais de 35 postos de atendimento em diversos bairros de Imperatriz.

Embora o dia de mobilização ter sido adiado, a campanha de vacinação canina deve começar ainda este mês e será comandada pelo Centro de Zoonoses de Imperatriz. A campanha deverá ser iniciada pela zona rural do município.

“Resolvemos iniciar a campanha ainda neste mês pela zona rural, visitando os povoados São Félix, Petrolina, Coquelândia, Olho D’Água dos Martins e o KM 1.700”, afirmou Paulo Henrique.

Ainda segundo o médico veterinário, raiva é letal para o homem e para os animais, sendo necessário conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a doença. “Vamos distribuir panfletos e fixar cartazes nas unidades de saúde para lembrar à população dos bairros e povoados de Imperatriz sobre a vacinação”, disse.

A raiva é uma doença causada por vírus, transmitida ao homem por cão, gato, macaco e morcego, cuja transmissão se dá pela penetração do vírus presente na saliva do animal, principalmente, pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.

No período de 2006 a 2014, foram contabilizados no Maranhão cerca de 15 casos de raiva humana. O procedimento correto, em casos de agressão de animais, é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o serviço de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.