Aniversário de Imperatriz

Engenheiro destaca importância do Plano Diretor

Especialista afirma que é fundamental para crescimento e desenvolvimento da cidade.

Rodrigo Ribeiro/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

IMPERATRIZ - Nesta quinta-feira (15), a cidade de Imperatriz completa 163 anos de existência e, nesse caminho todo, muita coisa mudou. As estruturas mudaram as tecnologias avançaram e novas empresas se instalaram.

De acordo com o engenheiro civil e professor do Curso de Edificações do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) João Neto Franco, a cidade hoje necessidade da execução do Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e um município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população. Segundo João Neto Franco com o crescimento da cidade a necessidade desse plano tem crescido, principalmente na área de saneamento básico.

“A primeira coisa que olhamos quando passamos por a Imperatriz são os cinco riachos que cortam a cidade, mas todos eles estão mortos por lançamento de esgoto que são derramados dentro dos deles. Isso é triste porque temos um sistema de tratamento de esgoto muito bom, mas não está em funcionamento”, ressalta o engenheiro.

João Neto Franco destacou, ainda, que o principal desafio de imperatriz é exatamente a definição do plano diretor.

“A gente vem penando porque a própria sociedade não tem o compromisso de urbanidade da cidade. Então nosso principal foco é um plano diretor, pois o que se faz hoje na cidade são obras com projetos fora do plano”, finaliza o engenheiro civil.

Entenda o que é um plano diretor

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. E é uma exigência constitucional através da Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001, para municípios com mais de 20 mil habitantes, o plano objetiva uma melhor qualidade de vida para todos.

Esse plano reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor, e tem como principais objetivos para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município, e apontar rumos para um desenvolvimento local economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.