Doação Sangue

Doadores são recepcionados com alegria no hemomar de Imperatriz

A ação foi realizada nesta sexta-feira (17).

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
A ação foi realizada nesta sexta-feira (17).
A ação foi realizada nesta sexta-feira (17). (Diana Cardoso/Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ - Uma fila de doadores de sangue se formou logo cedo, nesta sexta-feira (17), no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Imperatriz (Hemomar). Um grupo de artistas cincenses tiveram a iniciativa de promover um dia de ação juntando alegria e solidariedade no local, para atrair atenção dos doadores.

Quem visitou o Hemonúcleo e realizou a doação de sangue foi recepcionado com alegria por palhaços do Le Cirque e participaram de sorteios promocionais para assistir, gratuitamente, ao espetáculo do circo francês, que encontra-se na cidade.

Foi o caso do aposentado Raimundo Rodrigues de 63 anos, que é doador há quatro anos e incentiva outras pessoas a praticarem este gesto de solidariedade. “Eu gosto de doar sangue e acho importante as pessoas doarem, também. Tive a iniciativa, e pretendo continuar doando e ajudar salvar vidas”, ressalta.

De acordo com uma das assessoras do Hemomar, Lidimar Fernandes, atualmente o centro conta com aproximadamente 1.200 doadores de sangue. Estes são classificados como voluntários, ou seja, aqueles que vão por vontade própria, pelo ou menos quatro vezes ao ano e os doadores de 1ª vez.

“Todos são convidados a doar sangue, hoje, temos esta média de doadores, e conseguimos a medida do possível atender toda a rede aqui na Região Tocantina”, disse.

De acordo com a coordenação, no Hemomar existem atualmente 68 mil pessoas cadastradas, mas o número de coletas não é suficiente para atender a demanda, porque muitos doadores não são ativos. O Hemonúcleo atende aos hospitais de Imperatriz e toda a Região Tocantina.

Doador

A pessoa interessada em doar sangue precisa apresentar um documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação).

Estar bem de saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 Kg, não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Atendimento

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira no Hemomar, que fica na rua Coriolano Milhomem, próximo ao estádio Frei Epifânio. O horário de atendimento ao público é de 8h às 10h e de 14h às 16h.

Le Cirque

Criado na França por uma das famílias de circo mais tradicionais do mundo, o Le Cirque, atualmente, conta com artistas de diversas nacionalidades e com espetáculos que surpreendem a plateia. Em Imperatriz, as sessões acontecem de terça à sexta, às 20h30, aos sábados às 18h e 20h30 e nos domingos e feriados, às 16h, 18h e 20h30.

O espetáculo ocorre em um ambiente climatizado, com capacidade para até 1400 pessoas, no estacionamento do Imperial Shopping. Os ingressos promocionais podem ser adquiridos na bilheteria do local e custam R$ 20 (preço único).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.