Doação de sangue

Número de doadores de sangue reduz no fim de ano

O período de festas faz com que a doação caia em até 50%.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
 O fim do ano resulta em um número reduzido de doadores. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
O fim do ano resulta em um número reduzido de doadores. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – O número de doadores que passam pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão em Imperatriz (Hemomar) reduziu em quase 50% durante o período de festas de fim de ano.

De acordo com a enfermeira do Hemomar, Ana Isabel Salomão, a unidade costuma fazer a coleta de 80 a 100 bolsas por dia. Durante o mês de dezembro esse número cai para 45 a 50 doações.

Ela fala que é comum a doação de sangue cair nesse período, mas que a população deve ter consciência de que é preciso colaborar.

“Isso é ruim porque a população deveria ter consciência de que esse período a gente precisa muito (das bolsas de sangue), justamente por causa das festas, acontecem muitos acidentes e uso do hemoderivado é muito grande”, explica.

Essa situação só não causa maiores prejuízos por conta do grande número de doações realizadas em novembro, com a campanha do dia do doador.

Mesmo assim, Ana Isabel faz o apelo, pois o sangue possui validade de 30 dias e o estoque pode ficar baixo se não for renovado.

Doação

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta no Hemomar, que fica na rua Coriolano Milhomem, próximo ao estádio Frei Epifânio. O horário de atendimento ao público é de 8h às 10h e de 14h às 16h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.