Câncer de próstata

"Não adianta ser machão", diz paciente sobre exame de próstata

Aos 50 anos é o período em que a população masculina, em geral, deve começar a fazer os exames.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
 De acordo com estudos, 50% da população masculina brasileira nunca foi ao urologista. (Foto: Reprodução/Internet)
De acordo com estudos, 50% da população masculina brasileira nunca foi ao urologista. (Foto: Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ - Damião Moreira Costa, de 77 anos, sentia muita dor ao tentar urinar e incontinência urinária com frequência, mas achava que era uma infecção qualquer.

A idade é um dos principais fatores para o câncer de próstata. Apesar de Damião passar da faixa etária considerada de risco (entre 50 e 70 anos), ele não se livrou da doença que atinge mais de 68 mil homens no Brasil este ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Estudos apontam que 50% da população masculina brasileira nunca foi ao urologista. Seu Damião só foi por causa dos sintomas e porque teve um caso de morte na família, em que a vítima do câncer resistiu muito em ir ao médico.

“Morreu um parente meu com esse câncer. Ele vivia bem, tinha condição financeira, mas dizia que jamais ia fazer o exame de próstata. Não adianta o homem querer ser machão, olha no que deu!”, lembrou com a sensação de que mais uma morte poderia ter sido evitada.

O médico oncologista Adriano Rego reforça que "o quanto antes o paciente for diagnosticado, maior será a chance de cura e a retomada de uma vida tranquila".

Seu Damião mora em Itaguatins (TO) e faz acompanhamento com profissionais de oncologia em Imperatriz. Começou o tratamento logo que descobriu o câncer, há um ano e meio. Fez sessões de radioterapia por sete semanas e agora volta à clínica para exames periódicos a cada 90 dias.

“Hoje eu tô muito bem, a urina tá controlada. Não sinto quase nada. E fui muito bem tratado, bem recebido na casa de apoio”, disse o aposentado se referindo à Casa Solar da Ampare, que hospeda pacientes em tratamento de câncer sem custos, graças à solidariedade e ao voluntariado.

 Casa Solar da Ampare. (Foto: Arquivo)
Casa Solar da Ampare. (Foto: Arquivo)

Novembro Azul

A campanha de combate e prevenção ao câncer de próstata, voltada para a saúde do homem, já realizou mais de 500 exames em Imperatriz, neste mês. A Unidade Móvel de Oncologia está no Posto de Saúde Santa Rita, onde permanece até o fim do mês. São realizados, em média, 45 atendimentos por dia.

Prevenção

Os 50 anos é o período em que a população em geral deve começar a fazer os exames. No caso das pessoas que se enquadram nos fatores de risco (idade, hereditariedade, raça negra, obesidade, dieta rica em gorduras, tabagismo e etilismo), a idade recomendada é 45 anos.

 Em estágio inicial do câncer, a próstata geralmente não apresenta sintomas. (Foto: Reprodução/Internet)
Em estágio inicial do câncer, a próstata geralmente não apresenta sintomas. (Foto: Reprodução/Internet)

Próstata

É uma glândula exclusiva do sistema genital masculino, abaixo da bexiga. Tem a função de produzir substâncias que vão ajudar a tornar o sêmen mais fluido, facilitando o deslocamento dos espermatozoides. Em estágio inicial do câncer, a próstata geralmente não apresenta sintomas e, em fase avançada, ela aumenta de tamanho e pode causar dificuldade ao urinar, apresentar sangue ao expelir a urina e sensação de não conseguir esvaziar totalmente a bexiga.

Diagnóstico e tratamento

Para detectar doença é necessário a realização do exame de PSA e o toque retal. A avaliação sanguínea tem a finalidade de identificar a quantidade do PSA (Antígeno prostático específico), proteína produzida pela próstata, cujo aumento indica anormalidade. No entanto, em alguns casos é possível existir alterações sem que o exame as detecte. Por este motivo, o toque retal é fundamental para que o especialista se certifique de que a saúde da próstata está em ordem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.