UFMA

Alunos de Medicina iniciam atividades com visita às UBS

A visita às Unidades Básicas de Saúde visa familiarizar os acadêmicos com o SUS.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Os alunos da segunda turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deram início, esta semana, às primeiras atividades do curso com visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Vila Nova e Vila Fiquene.

A atividade teve como proposta apresentar um pouco da realidade local e esclarecer como será a metodologia do novo modelo do curso. A programação teve início em sala de aula. A coordenadora do curso, Walquíria Lemos, apresentou aos alunos o corpo docente e explicou a organização curricular e módulos do curso.

Durante as visitas, os acadêmicos aproveitaram para conhecer as dependências e sanar dúvidas com enfermeiros a respeito da dinâmica de funcionamento. Para a enfermeira e diretora da UBS Vila Fiquene Samila Cristina, o curso de Medicina é um ganho para a cidade. O modelo adotado traz a possibilidade de enriquecer os futuros profissionais, aproximando-os das comunidades em que atuam.

“Esses alunos vão contribuir positivamente com a comunidade. Vêm para ajudar e já é uma melhoria na saúde pública. Eles serão muito bem-vindos”, afirmou.

Para o acadêmico Liwerbeth dos Anjos Pereira, 21 anos, a aproximação dos estudantes com os problemas sociais é uma iniciativa interessante para os graduandos e a sociedade. “Essa aproximação com a comunidade, vai proporcionar a formação de melhores médicos e, quando se forma melhores médicos, a atenção à saúde se torna melhor, de mais qualidade”, disse.

O modelo de curso adotado pelo Campus de Imperatriz visa sensibilizar os alunos desde o primeiro período a ter um contato maior com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a comunidade em geral.

“Desejamos que eles tenham, desde cedo, aquele sentimento de retribuição em relação à sociedade. A gente pretende aqui, no nosso curso, formar profissionais que tenham em primeiro lugar uma responsabilidade com o país, com os cidadãos”, destacou Walquíria Lemos.

Ainda segundo a coordenadora, o grande diferencial do curso está em formar médicos com maior humanização, sensibilização, conhecimento dos problemas reais da população em que estão inseridos e uma melhor visão da realidade atual do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.