Tabagismo

Dia 29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

De acordo com a OMS, o cigarro é a maior causa de morte evitável no mundo.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
( )

IMPERATRIZ - Não espere a chegada de um novo ano para fazer promessas velhas. Abandonar o cigarro, por exemplo, é uma missão desafiadora em qualquer período. No Brasil, há uma data específica que alerta a população sobre o perigo e os malefícios do tabagismo. O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Este pode ser um estímulo para largar o vício. Então, que tal tentar agora?

“Não há milagre. É preciso força de vontade”, destaca o médico radioterapeuta Ricardo Nakamura. Ele explica que as substâncias tóxicas presentes no cigarro geram dependência. Além disso, o tabagismo está associado à formação da maior parte dos cânceres com nódulo e tumor: mama, pulmão, boca, cólon, cabeça e pescoço.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro é a maior causa de morte evitável no mundo. Já o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte. “Por isso, são necessárias campanhas educativas e leis mais rígidas para o combate ao fumo”, comenta o radioterapeuta.

Muitos pacientes que chegam até a Oncoradium – Centro de prevenção e tratamento do câncer - já têm no histórico o hábito de fumar. “O ideal é que as pessoas parem de fumar antes do diagnóstico de um câncer”, frisa Nakamura. O cigarro também pode provocar problemas cardiovasculares, enfisema pulmonar, infertilidade, halitose e envelhecimento precoce da pele.

Mas para quem deseja se livrar do problema, o especialista tem algumas sugestões. “É recomendável o acompanhamento médico, a aquisição de uma rotina mais saudável, a prática de exercícios, evitar locais em que outras pessoas estejam fumando e, principalmente, é preciso o interesse em largar o vício”, finaliza.

Para estimular as pessoas que desejam parar de fumar e conscientizar os cidadãos sobre os riscos do tabagismo, a Oncoradium reforça o posicionamento contra o cigarro. Confira a página da clínica no Facebook e veja a campanha “Troque o cigarro por...”. As mensagens advertem o fumante sobre o prejuízo que este hábito causa para si mesmo e para a saúde das pessoas que estão ao redor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.