Oportunidade

Estudantes podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores

O programa é para estudantes da rede pública, e as inscrições seguem até 8 de agosto.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

MARANHÃO – Estão abertas as inscrições para alunos do Ensino Médio da rede pública que queiram participar do Programa Jovens Embaixadores 2015. Os interessados devem fazer a inscrição até dia 8 de agosto no site do programa.

Para participar, os interessados devem ter entre 15 e 18 anos, pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior, nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, entre outras.

De acordo com a Embaixada Americana no Brasil, o Programa busca beneficiar alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, os principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam em oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um Estado diferente nos EUA. Nos estados-anfitriões, eles são hospedados por uma família americana, assistem às aulas e interagem com jovens da mesma idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

Mais informações sobre o programa aqui.

Três alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) já passaram por esta experiência. Bárbara Andrade César, ex-aluna do curso integrado de Eletrotécnica, participou em 2011 e, para ela, o mais importante foi ter convivido com pessoas que se importam com um mundo melhor.

A ex-aluna do curso técnico em Artes Visuais Paloma Barbosa foi contemplada na edição 2012. Após chegar dos Estados Unidos idealizou o projeto “Jovens Professores Futuros Líderes”, que envolve estudo da língua inglesa, ações de voluntariado e oficinas multiculturais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.