Senso

IBGE realiza pesquisa de amostra de domicílio contínuo

Tem como saber qual a taxa de desemprego e alfabetização das pessoas.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – O Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) vem realizando uma pesquisa nacional para a amostra de domicílio contínuo. A principal relevância da pesquisa é gerar informações necessárias para a definição de políticas públicas. É possível saber qual é a taxa de desemprego e alfabetização das pessoas.

De acordo com o supervisor do IBGE da regional de Imperatriz, Wellington Jorge da Silva, a pesquisa nacional para a amostra de domicílio contínuo surgiu para substituir outras duas, a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Nacional para Amostra de Domicílio (PNAD).

“A pesquisa tem como objetivo aumentar abrangência das coletas de informações pelo país, de todos os Estados, para calcular, por exemplo, a taxa de desemprego e alfabetização das pessoas”, afirma.

Segundo o supervisor de pesquisa existe um acompanhamento sistemático do poder de compra das famílias de mês a mês.

“Este acompanhamento facilita saber o acesso das famílias aos programas sociais do governo, tudo isso a pesquisa vaie está captando, esta rotatividade das pessoas”, explica.

Resistência

A pesquisa por ter uma forma diferenciada de coletar informações segundo Wellington Jorge da Silva, algumas pessoas tem resistência, principalmente a classe alta. “Esta pesquisa não é censitária, senso só no ano que vem e as famílias são selecionadas aleatório para serem visitas visitadas cinco vezes a cada três meses, no período de um ano. Por ser um pouco diferenciada as pessoas questionam e tem uma certa resistência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.