Justiça

Centro Judiciário de Solução de Conflitos será inaugurado hoje

O primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos, inaugurado em Imperatriz, é voltado para o setor empresarial do Maranhão.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, instala hoje (17) o primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos voltado para o setor empresarial do Maranhão.

O coordenador do Núcleo de Conciliações do Tribunal de Justiça, juiz Alexandre Abreu, já está em Imperatriz para a solenidade de inauguração que será realizada no Centro de Convenções de Imperatriz, onde vai funcionar a unidade. Ele destacou a importância daesse trabalho de conciliação.

"A conciliação é um projeto nacional, conduzido pelo CNJ, que busca dar à sociedade uma nova oportunidade de resolver seus problemas sem ser através da Justiça tradicional. Os conciliadores estimulam as partes em litígio a encontrarem uma solução, democrática, que contempla o interesse de quem pede e a necessidade de quem se obriga, é uma situação que tem muito mais chance de cumprimento. Quando nós iniciamos o trabalho de conciliação a nossa maior do procura era do consumidor", disse o juiz.

Após as demandas do consumidor, do cidadão comum, das famílias, vieram outras demanas e a necessidade de centros específicos, como este voltado para o setor empresarial.

"Hoje nós estamos partindo para outro público, são pequenos, micro e empresas individuais que têm dificuldades de acionar a Justiça tradicional para defender seus direitos. Vai ser um ambiente em que eles vão encontrar oportunidades de resolver problemas de crédito não pago, com empresas, linhas de financiamentos, compromissos e outras obrigações contratuais e encontar nesse ambiente algumas orientações, também", enfatizou o coordenador Alexandre Abreu.

CIDADÃOS - Para solucionar os conflitos dos cidadãos, a população de Imperatriz dispõe de outros dois centros de conciliação, um em funcionamento na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), e outro na Faculdade de Imperatriz (FACIMP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.