Dia da Mulher

Mulheres precisam ter cuidado com a hipertensão

Divulgação/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ – No mês da Mulher, vale o alerta médico: Com o acúmulo de diversas atividades, as mulheres que desempenham o papel de mães e de profissionais tendem a desenvolver doenças oriundas do ritmo de vida estressante, do sedentarismo ou da falta de rotina com a alimentação. Entre elas, a mais perigosa é, também, a mais silenciosa: a hipertensão. Mais conhecida como pressão alta, a doença atinge várias mulheres em todo o mundo e se instala sem alardes, mas causando danos significativos e, em alguns casos, até morte.

De acordo com o Vigitel 2013, levantamento sobre Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, a hipertensão arterial atinge 24,3% da população adulta brasileira. O diagnóstico em mulheres (26,9%) é mais comum do que entre os homens (21,3%).

Além do alto nível de estresse, o excesso de peso é, também, um dos principais fatores causadores de pressão alta, elevando em até seis vezes o risco de manifestar a doença. Por isso, quem já é hipertenso, precisa controlar a dieta, principalmente, em relação ao sal, gorduras, potássio e álcool. Quem não é hipertenso, também, precisa tomar cuidados para evitar a doença.

Cuidados diários

Para rerveter ou prevenir a hipertensão, é necessário manter um estilo de vida saudável, evitar o tabagismo e praticar exercícios físicos regularmente, além de optar por uma refeição mais equilibrada, como alerta a nutricionista Benilma Elane Mendes. “O ideal é substituir o sal por temperos como alho, cebola, noz moscada, orégano, manjericão, alecrim e gengibre”, ensina.

A nutricionista explica, ainda, a importância da atividade física. “O paciente com hipertensão apresenta retenção de líquidos. O exercício físico melhora a circulação, ajudando a diminuir a pressão arterial”, explica Benilma Mendes. A especialista orienta também que as atividades físicas devem ser feitas com acompanhamento médico e profissional, sempre.

Cultivar hábitos saudáveis e manter uma alimentação adequada contribui para o controle da doença.

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

1. Reduza a quantidade de sal no preparo das refeições.

2. Não leve o saleiro para a mesa; isso evita o maior consumo de sal.

3. Evite produtos industrializados com alto teor de sódio (componente do sal) como molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote. Observe o rótulo.

4. Restrinja o uso de bebidas alcoólicas.

5. Para melhorar o sabor, dê preferência aos temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha em substituição ao sal.

6. Retire a gordura aparente dos alimentos e prefira aqueles com pouca gordura.

7. Alimentos pobres em sódio como feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja são recomendadas para a alimentação diária de portadores de hipertensão.

8. Tente levar uma vida sem estresse ou adote atividades para minimizá-lo, tais como yoga, meditação, massagens e outras atividades relaxantes.

9. Se não houver impedimentos médicos, faça exercícios regulares e fuja da obesidade.

10. Elimine o fumo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.