Reforma Agrária

Mais de duas mil famílias foram assentadas no Maranhão em 2013

No ano passado foram ajuizados quinze ações de desapropriação junto a Justiça Federal.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ – A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fechou 2013 com 2.702 famílias assentadas no Maranhão. No ano passado foram criados 25 Projetos de Assentamentos e o reconhecimento de outros três projetos do Instituto de Colonização e Terras do Estado (Iterma).

Ainda em 2013 foram realizadas vinte vistorias preliminares e de avaliação visando a elaboração de Estudo da Capacidade de Geração de Renda (ECGR), totalizando 67.047 hectares vistoriados. A Procuradoria Federal Especializada do Incra-MA ajuizou quinze ações de desapropriação junto a Justiça Federal e aguarda decisão do judiciário.

Das cem áreas decretadas pela presidência da República de interesse social para fins de reforma agrária em todo o país, quinze imóveis estão localizados no Maranhão, num total de 32.061 hectares, com capacidade para assentar 689 famílias de trabalhadores rurais. A publicação dos Decretos no Diário Oficial da União é o primeiro passo para a criação de novos assentamentos.

“Se compararmos o desempenho do Incra-MA com as demais Superintendências, verificamos que o Maranhão foi o Estado que criou o maior número de assentamentos. E, em relação ao número de famílias assentadas, ficamos em primeiro lugar entre as superintendências do Nordeste”, explicou o superintendente José Inácio Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.