Crédito

Lançado projeto que facilita o processo de consulta de crédito

O Cadastro Positivo possibilita credores e consumidores melhores condições comerciais para empréstimos e financiamentos.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

IMPERATRIZ – “Nunca sujei meu nome, mas toda vez que ia fazer empréstimo no banco e levavam meu CPF eu ficava pensativo e inseguro, sem saber o que iam fazer com ele", disse o estudante, Diogo Fabricante, lembrando das vezes que foi realizar um empréstimo bancário e precisou passar pela análise de crédito. Com o Cadastro Positivo, um sistema inovador lançado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), situações como esta serão evitadas.

O Cadastro Positivo trata de um banco de dados onde é registrado o histórico de pagamentos de cada consumidor. Esse registro permite que as instituições credoras saibam se ele, o consumidor, está com o pagamento em dia das contas.

O objetivo do programa é fazer com que as compras a crédito e aprovação de empréstimos/financiamentos sejam realizadas com maior facilidade e menor burocracia, proporcionando melhores condições comerciais, tanto para o credor quanto para o consumidor.

Para se cadastrar, basta a página do Cadastro na internet, baixar a ficha de inscrição e depositar na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) mais próxima. Em Imperatriz, a CDL fica localizada no Palácio do Comércio, Rua Bom Futuro, 455, Centro.

O presidente da CDL de Imperatriz, Francisco de Almeida, explica que hoje, para obter as informações no crédito da pessoa física, é necessário ligar para o órgão expedidor. Se o CPF da pessoa tiver alguma inadimplência não é liberado o crédito. Com o cadastro positivo é diferente.

“Lá estarão contidas as informações de todo o patrimônio da pessoa, além das informações de inadimplência. Com posse de tudo isso, o crédito pode ser liberado com base no que a pessoa tem, sem que no caso sejam feitas perguntas”, afirmou.

Benefícios

Quem aderir ao Cadastro Positivo terá acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados, no momento da solicitação, inclusive o seu histórico de crédito, além de poder solicitar o compartilhamento de novas fontes a qualquer momento.

O consumidor poderá, também, solicitar a correção ou cancelamento de qualquer informação errada que esteja no sistema, conhecer os principais critérios considerados para análise de risco e, por fim, solicitar o cancelamento do seu cadastro a qualquer momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.