Queimadas

Bombeiros alertam a população sobre incêndios

Em agosto foram registrados 42 incêndios na região, sendo 21 florestal.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03
 Em agosto foram registrados 42 incêndios na região, sendo 21 florestal.. (Foto: Divulgação)
Em agosto foram registrados 42 incêndios na região, sendo 21 florestal.. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ- O período de estiagem, que corresponde aos meses de julho a dezembro, deixa o Corpo de Bombeiros em alerta em relação aos indícios de focos de incêndios. Neste período do ano as queimadas são comuns e o número de ocorrências aumentou consideravelmente no Grupamento do Corpo de Bombeiros (3º GBM). O clima quente é propicio ao surgimento das queimadas. Somente no mês de agosto foram registrados 42 incêndios na região, sendo 21 florestal, ou fogo no mato, como é conhecido.

De acordo com o aspirante do 3º GBM Zenkner, nesta período tem sido registrado bastante chamadas devido a ocorrência de queimadas. “Em agosto atendemos 21 ocorrências em detrimento maior do que no ano passado, sendo conhecido como fogo no mato ou até mesmo em vegetação de pasto”, afirma.[e-s001]

O Corpo de Bombeiros faz um trabalho preventivo com a população, mas segundo o Grupamento, falta a consciência das pessoas. “Em campanhas educativas pedimos o apoio da comunidade para não tocar fogo em terrenos baldios, que, pode se proliferar e causar incêndios maiores, porque a educação cidadã conta muito, não é recomendável também jogar tocos de cigarros em qualquer lugar”, alerta Zenkner.

Ocorrências com o gás de cozinha GLP

 Em agosto foram registrados 42 incêndios na região, sendo 21 florestal.. (Foto: Divulgação)
Em agosto foram registrados 42 incêndios na região, sendo 21 florestal.. (Foto: Divulgação)

Outra preocupação do Corpo de Bombeiros diz respeito as ocorrências por GLP, mais conhecido por gás de cozinha. Segundo o aspirante Zenkner, a maioria das ocorrências se dá devido à má qualidade dos registros e mangueiras. “No ano passado no mês de agosto não houve nenhum registro de GLP e este,no mês de agosto, foram registrados 10 sendo 8 com vazamento sem fogo e 2 com fogo”, explica o aspirante.

O efetivo do Corpo de Bombeiros em Imperatriz conta atualmente com 70 homens divididos entre o 3º Grupamento e a sessão contra incêndio no Aeroporto e estão sendo aguardados a vinda de 15 profissionais, dentre elas três mulheres.

“Atualmente temos três viaturas (carros) de combate a incêndios dois AR (carros de resgates e três botes e uma moto)”, afirma Zenkner.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.