Capacitação

"Teste do pezinho" será descentralizado em Imperatriz

Equipes da Atenção Básica realizam treinamento para realizar os exames nas Unidades de Saúde.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

IMPERATRIZ – Durante toda esta segunda-feira (9), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), profissionais da rede de Atenção Básica de Imperatriz participaram de um treinamento sobre a prática do “Teste do pezinho”. O exame, que até agora é realizado no Hospital Regional Materno Infantil, uma média de 500 exames por mês, será ofertado nas três nas Unidades Básicas de Saúde Milton Lopes, Cafeteira e Nova Imperatriz. O treinamento vai durar 30 dias.

Para coordenador da Atenção Básica em Imperatriz, Anderson Nascimento, a descentralização vai ampliar o acesso da população ao teste, que é fundamental para diagnosticar e evitar, de forma precoce, diversas doenças metabólicas, genética e/ou infecciosa que podem causar lesões irreversíveis no bebê.

“A partir da realização dos testes nas UBS nós vamos facilitar o acesso ao serviço oferecido, proporcionando mais comodidade aos usuários. Além disso, vamos realizar a busca dos casos com alteração por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Equipe Saúde da Família (ESF), facilitando o acompanhamento e o tratamento”, disse.

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.