Incêndio

Municípios maranhenses estão no topo do "ranking" de focos de incêndios

As cidades mais críticas são: Mirador, Fernando Falcão, Barra do Corda e Balsas.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

IMPERATRIZ - Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o número de focos de queimadas na Região Tocantina reduziu quase 40% em julho, com relação a igual período do ano passado. Porém, apesar da queda, o trabalho de prevenção está sendo realizado em parceria entre a Procuradoria Pública e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo).

Segundo o Inpe, no mês de julho, quatro municípios do Maranhão ficaram entre os mais críticos em ocorrências de queimadas no país. A cidade de Mirador, na Região Central, registrou 117 focos de incêndios, Fernando Falcão teve 59, Barra do Corda, 56, e Balsas apareceu na lista com 53 ocorrências, o que é preocupante.

O Ibama, por meio do Prevfogo, é responsável por reduzir o número de ocorrências de incêndios florestais na região e atuar em casos de incêndios.

De acordo com a gerente estadual do Prevfogo, Maria do Socorro Miguel Fonseca, o Prevfogo atuará especificamente nas áreas de proteção federal, como reservas indígenas e nas proximidades do Parque Nacional da Chapada das Mesas, em Riachão. “Os brigadistas fizeram curso preparatório e estão orientando a população dos riscos de fazer uma queimada sem o devido preparo. As pessoas estão preparadas para combater o incêndio”, afirma Maria do Socorro.

As brigadas estão localizadas na cidade de Amarante, nas terras indígenas Arariboia e Governador, no município de Grajaú na aldeia Bacurizinho, em Barra do Corda e na cidade de Riachão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.