Imperatriz

Esquadrilha da Fumaça realiza apresentação em Imperatriz

Milhares de pessoas assistiram à apresentação da Esquadrilha da Fumaça, nesse sábado (30).

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

IMPERATRIZ — O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido por Esquadrilha da Fumaça, realizou, na tarde desse sábado (30), sua terceira apresentação em Imperatriz.

A demonstração de nº 3.680 teve início por volta das 16h e atraiu milhares de pessoas à Avenida Beira Rio, principal cartão-postal da cidade. Durante a apresentação, sete aeronaves executaram 55 acrobacias aéreas em 45 minutos: o “Looping em Leque”, “Espelhão”, “Bolota Invertida”, que é quando as aeronaves fazem voos invertido e o “Coração”, momento em que duas aeronaves se cruzam deixando o rastro de fumaça em formato de coração em agradecimento ao público.

Em Imperatriz, as manobras foram executadas numa área sobre o rio Tocantins e em posição contra o sol, o que dificultou a observação das pessoas.

Apesar desse imprevisto, a apresentação agradou ao público presente que aplaudia e fazia acenos aos pilotos após cada manobra, principalmente as mais ousadas que chegaram a arrancar gritos de alguns expectadores. O soldador Denilson Gomes aprovou a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

“A apresentação foi muito bonita, os homens têm coragem mesmo. Gostei”, disse um rapaz, que mora no Estado do Pará e está na cidade à passeio.

Residente no município de São Miguel, no vizinho Estado do Tocantins, Eduardo de Sousa Silva foi à Avenida Beira Rio com a esposa e três filhos. “Foi muito bom, valeu a pena assistir”, avaliou.

Preocupada em não perder nenhum detalhe, a jovem Leidiane Lima Silva chegou cedo à Avenida Beira-Rio com a filha Maria Eduarda, de 4 anos.

“Gostei muito da apresentação, e Maria Eduarda gostou também e até gritou em alguns momentos quando os aviões passavam. Foi muito bom”, comemorou. A apresentação realizada em Imperatriz foi a penúltima da Esquadrilha da Fumaça utilizando a aeronave T-27 Tucano. A última apresentação será às 16h deste domingo (31), sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF).

“Esse momento é muito intenso para a gente. São vinte e nove anos com essa aeronave. A gente cria um certo carinho por ela. Essa penúltima demonstração em Imperatriz tem gostinho de despedida e, lá em Brasília, a gente vai parar realmente com o Tucano e vamos passar por um período intenso de treinamento para que possamos adquirir a segurança necessária para prover a melhor demonstração”, disse o Major-aviador, Iramar Renó.

A aeronave, que substituirá o T-27 Tucano, será o A-29 Super Tucano, detentor de maior potência na realização das acrobacias.

Solicitações

A tenente da Aeronáutica Joseane, relações públicas da Esquadrilha da Fumaça, disse que a Aeronáutica se esforça para atender à solicitação de apresentações no maior número de municípios possível. Cada município faz a solicitação de apresentação direto ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, em Brasília. A média é de 120 apresentações por ano.

Esquadrilha da Fumaça realiza apresentação em Imperatriz

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.