Cultura

Centro de Cultura Negra Negro Cosme Completa 11 anos

O Centro de Cultura Negra é uma das entidades mais atuantes de Imperatriz, na temática étnico-racial.

Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

IMPERATRIZ-O Centro de Cultura Negra Negro Cosme, (CCNC) completa nesta quarta-feira, (27) 11 anos de existência em Imperatriz. A entidade tem como objetivo, promover a reflexão e o fortalecimento da identidade negra na cidade de Região Tocantina.

A entidade tem contribuído de maneira significativa para quebra de tabus sobre o preceito e discriminação racial em escolas, igrejas e na sociedade em geral. Ela possui atualmente e disponibiliza, à comunidade, um acervo bibliográfico com temas da cultura Afro-Brasileira e africana. Ainda faz parte de suas atividades a realização de palestras nas escolas e formações continuadas para professores da rede pública sobre essas temáticas.

Para a presidente do Centro de Cultura, Doralice Mota “as ações da intuição são, na maioria das vezes, voltadas para o campo educacional, porém objetiva conscientizar toda a sociedade, sobre o preconceito”. Ainda de acordo com a presidente o Centro, foi essencial na criação de outros órgãos voltados para a temática étnico-racial, é o caso Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), que visa colocar em prática a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas estaduais.

Histórico

O Centro de Cultura Negra Negro Cosme foi fundado em 1990 por um pequeno grupo de pessoas ligadas a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) viu a necessidade de discutir sobre discriminação e exclusão racial. As discussões resultaram na criação da Semana Municipal da Consciência Negra que visa mostra à sociedade as dificuldades vividas historicamente pelos negros. O Centro estabeleceu as bases de fundação no dia 27 de março de 2002.

A Semana Municipal da Consciência Negra passou a ser organizada anualmente pelo CCN Negro Cosme em parceria com escolas da cidade. Desde então, já foram realizadas 12 edições do evento, que a partir da temática étnico racial desenvolve palestras, debates, e apresentações culturais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.