Imperatriz

Profissionais da área de saúde recebem orientações sobre HIV

Curso ajuda a reduzir os riscos de contaminação com o vírus HIV, ao lidar com os pacientes infectados.

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

IMPERATRIZ - Profissionais da área de saúde como enfermeiros e técnicos receberam, em Imperatriz, orientações num curso que ajuda a reduzir os riscos de contaminação do HIV, ao lidar com os pacientes.

O trabalho é de prevenção. Dessa vez, quem passa as informações são profissionais treinados pelo Ministério da Saúde. Dez enfermeiros do hospital municipal de imperatriz aprendem a realizar o teste rápido. A ideia é evitar que profissionais da área da saúde sejam infectados por acidente de trabalho.

Embora, em Imperatriz, não exista nem um caso registrado de transmissão de HIV por meio de acidente de trabalho, o número de pessoas infectadas por meio de relações sexuais, transfusão de sangue e transmissão vertical, que é aquela que passa de mãe para filho, já chega a 650. Só no ano passado foram notificados 80 casos. Número que não retrata a realidade: há ainda aqueles que estão contaminados sem nem saber.

Qualquer município da região Tocantina pode se habilitar para aprender a realizar o exame.

Veja na reportagem de Tayse Feques e José de Ribamar Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.