Imperatriz

Projeto de lei quer proibir a utilização de sacolas plásticas

Assista à reportagem de Janeth Carvalho, da TV Mirante.

Janeth Carvalho/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

IMPERATRIZ - Em Imperatriz, um projeto em tramitação na Câmara Municipal quer proibir a utilização de sacolas plásticas no comércio. Se o projeto virar lei, os empresários terão dois anos para fazer a substituição por material biodegradável ou sacolas de papel. A maioria dos consumidores aprova a ideia. Assista à reportagem de Janeth Carvalho, da TV Mirante.

O projeto de lei de autoria do vereador Rildo Amaral foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e também à Comissão de Saúde e Educação, na semana passada. no projeto, o vereador pede a proibição do uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais do município.

A alternativa apresentada no projeto de lei é a substituição por sacolas de plástico biodegradável ou as sacolas de papel, que tem um tempo de decomposição bem menor que as de plástico comum. Se o projeto virar lei, os donos de supermercados e outros estabelecimentos que utilizam sacolas de plástico vão ter um prazo de dois anos para fazer a substituição. Por enquanto, o projeto está sendo apreciado pelas comissões e pode até sofrer alterações.

A maioria dos consumidores aprova a substituição e gostaria de ver as sacolas sendo doadas e não vendidas. A substituição das sacolas plásticas que poluem o meio ambiente e entopem redes de esgoto já é uma realidade em cidades como Palmas e Londrina, no Paraná.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.